A AgĂȘncia Nacional contra o Crime do Reino Unido (NCA) e o Centro Nacional de Segurança CibernĂ©tica (NCSC) investigam o roubo de dados sofrido pela companhia aĂ©rea britĂąnica British Airways (BA), informou nesta sexta-feira o Governo britĂąnico.
EFE
Um porta-voz do Executivo da primeira-ministra britĂąnica, Theresa May, confirmou que ambos organismos estĂŁo "trabalhando para entender o que aconteceu".
EFE/Andy Rain |
A BA denunciou na quinta-feira o roubo de dados pessoais e financeiros de seus clientes através de 380 mil operaçÔes com cartÔes de crédito realizadas em seu site e aplicativo.
O 'roubo' aconteceu entre 21h58 GMT de 21 de agosto até 20h45 GMT de 5 de setembro e a companhia aérea, pertencente ao grupo IAG, recomendou aos afetados ligar para suas entidades bancårias.
"Tivemos acesso aos relatĂłrios e estamos trabalhando para compreender melhor o incidente e como afetou os clientes", afirmou hoje a fonte governamental.
Por sua vez, o presidente da companhia, Alex Cruz, pediu hoje desculpas pelo que qualificou de uma "sofisticada violação" de seus sistemas de segurança e prometeu compensação aos afetados.
Em entrevista Ă emissora "BBC", Cruz indicou que os 'hackers' perpetraram um "malicioso ataque criminoso" em seu site.
"Nos comprometemos a trabalhar com qualquer cliente que tenha sido afetado financeiramente por este ataque e os compensaremos por qualquer dificuldade financeira que possam ter sofrido", acrescentou.
"Atualmente, nosso principal propósito é ligar para todos os clientes que realizaram as transaçÔes afetadas para assegurar que entraram em contato com seus bancos ou provedores de cartÔes de crédito para que possam seguir as instruçÔes", especificou o diretor.
A BA adquiriu nesta sexta-feira espaços publicitårios em jornais britùnicos para expressar suas desculpas pelo ocorrido.
De acordo com a nova regulação europeu em matĂ©ria de proteção de dados (GDPR, por sua sigla em inglĂȘs), a multa mĂĄxima pelo vazamento de dados passa de 17 milhĂ”es de libras (19 milhĂ”es de euros) ou 4% do faturamento total da empresa, o que conta Ă© a maior das duas quantidades.
Em 2017, a BA recebeu ingressos de 12,2 bilhĂ”es de libras (13,6 bilhĂ”es de euros), por isso que a companhia aĂ©rea poderia enfrentar uma multa de atĂ© 500 milhĂ”es de libras (559 milhĂ”es de euros) se o EscritĂłrio do ComissĂĄrio de Informação britĂąnica (ICO, em inglĂȘs) decidir tomar medidas.