Técnicos foram ao local do evento na manhã deste domingo (6). Destroços do helicóptero foram retirados da área e colocados em um caminhão e levados para Itapecerica da Serra.
Por G1 Campinas e Região e EPTV
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investiga a queda do helicóptero que transportava uma noiva e mais três pessoas, entre elas uma criança, em Vinhedo (SP). Técnicos do órgão estiveram no local do evento na manhã deste domingo (6).
Mesmo após acidente e helicóptero pegar fogo, casamento ocorreu em Vinhedo (Foto: Reprodução/EPTV) |
A Polícia Civil informou que um boletim de ocorrência foi registrado como lesão corporal culposa e que vai instaurar inquérito para apurar caso.
Os destroços do helicóptero foram colocados sobre um caminhão e levados para Itapecerica da Serra (SP), segundo a reportagem da EPTV apurou no local. O gramado onde houve a queda e a explosão foi limpo nesta manhã. Segundo a Polícia Civil, a perícia já foi feita no local.
A empresa Buffet Imagem, responsável pelo local, disse ao G1 que não houve danos à estrutura do prédio e que os convidados estavam a uma distância segura da área onde o helicóptero deveria pousar.
O acidente ocorreu no fim da tarde deste sábado (5) quando a aeronave chegou ao local do casamento, um espaço medieval com um castelo. Ao se preparar para aterrissar, o helicóptero pareceu esbarrar na torre, girou várias vezes no ar e caiu. Além da noiva, um fotógrafo, um menino - sobrinho da noiva - e o piloto estavam na aeronave.
Convidados e familiares que estavam próximos ao local da queda ajudaram a retirar as vítimas. Em seguida, a aeronave pegou fogo. Com exceção da noiva, que saiu ilesa, os demais tripulantes tiveram ferimentos leves. Apesar do ocorrido, o casamento e a festa aconteceram. Vídeos registraram a queda e o incêndio.
Segundo a o espaço medieval Castelo dos Vinhais, a programação para este domingo está mantida e um evento vai acontecer à tarde. A empresa Buffet Imagem também confirmou que esse foi o primeiro pouso de helicóptero desde a inauguração do espaço, em 24 de abril.
Investigação
Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão regional do Cenipa, realizaram a Ação Inicial - começo do processo de investigação - da ocorrência com a aeronave de matrícula PR-VIA.
Momento da queda do helicóptero com noiva em área onde aconteceria casamento em Vinhedo (Foto: Rafael Abraão) |
"Possui o objetivo de coletar dados: fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos", diz o Cenipa, por nota.
A investigação busca formas de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram, segundo o órgão.
'Piloto experiente'
De acordo com Rui Garcia, proprietário da empresa dona do helicóptero, Alter Aviation, o piloto é experiente e está chocado com o que aconteceu. A companhia responsável fica em São Paulo.
Garcia informou que a aeronave decolou do Aeroporto de Jundiaí para fazer o que chamam de voo fotográfico, que percorre um trecho pequeno. Ele disse que não conseguiu contato com o piloto até o momento para entender como o acidente ocorreu.
Mas, afirmou que o piloto estava tentando pousar no local correto e indicado no gramado do espaço onde acontecia o casamento.
Quanto às revisões e manutenções do helicóptero e o registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Garcia disse que tudo está em dia.
No site da Anac consta que a aeronave prefixo PRVIA modelo R44 II foi fabricada em 2008 e tinha autorização para voos noturnos e está regular.
Espaço medieval
O espaço onde ocorreu o casamento fica no bairro Altos do Morumbi e foi inaugurado em 24 de abril. O primeiro casamento realizado no local, desde que a empresa Buffet passou a operar, ocorreu há uma semana. A área tem 20 mil metros quadrados e, no site oficial, consta a informação de que a área possui um heliporto.
A empresa responsável disse que o gramado é o local indicado para pousos de helicóptero, mas que o piloto é quem faz uma averiguação antes do evento para determinar o local exato. A Buffet Imagem ressaltou que não tem convênio com a empresa da aeronave, e que a contratação foi feita pelos noivos.
O local possui alvará e laudo do Corpo de Bombeiros, segundo a companhia, que afirma que os documentos estão à disposição e aguarda o resultado da perícia.