Pular para o conteúdo principal

Cenipa investiga queda de helicóptero que transportava noiva em Vinhedo; piloto era experiente, diz empresa

Técnicos foram ao local do evento na manhã deste domingo (6). Destroços do helicóptero foram retirados da área e colocados em um caminhão e levados para Itapecerica da Serra.


Por G1 Campinas e Região e EPTV

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investiga a queda do helicóptero que transportava uma noiva e mais três pessoas, entre elas uma criança, em Vinhedo (SP). Técnicos do órgão estiveram no local do evento na manhã deste domingo (6).

Mesmo após acidente e helicóptero pegar fogo, casamento ocorreu em Vinhedo (Foto: Reprodução/EPTV)
Mesmo após acidente e helicóptero pegar fogo, casamento ocorreu em Vinhedo (Foto: Reprodução/EPTV)

A Polícia Civil informou que um boletim de ocorrência foi registrado como lesão corporal culposa e que vai instaurar inquérito para apurar caso.

Os destroços do helicóptero foram colocados sobre um caminhão e levados para Itapecerica da Serra (SP), segundo a reportagem da EPTV apurou no local. O gramado onde houve a queda e a explosão foi limpo nesta manhã. Segundo a Polícia Civil, a perícia já foi feita no local.

A empresa Buffet Imagem, responsável pelo local, disse ao G1 que não houve danos à estrutura do prédio e que os convidados estavam a uma distância segura da área onde o helicóptero deveria pousar.

O acidente ocorreu no fim da tarde deste sábado (5) quando a aeronave chegou ao local do casamento, um espaço medieval com um castelo. Ao se preparar para aterrissar, o helicóptero pareceu esbarrar na torre, girou várias vezes no ar e caiu. Além da noiva, um fotógrafo, um menino - sobrinho da noiva - e o piloto estavam na aeronave.

Convidados e familiares que estavam próximos ao local da queda ajudaram a retirar as vítimas. Em seguida, a aeronave pegou fogo. Com exceção da noiva, que saiu ilesa, os demais tripulantes tiveram ferimentos leves. Apesar do ocorrido, o casamento e a festa aconteceram. Vídeos registraram a queda e o incêndio.

Segundo a o espaço medieval Castelo dos Vinhais, a programação para este domingo está mantida e um evento vai acontecer à tarde. A empresa Buffet Imagem também confirmou que esse foi o primeiro pouso de helicóptero desde a inauguração do espaço, em 24 de abril.

Investigação

Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão regional do Cenipa, realizaram a Ação Inicial - começo do processo de investigação - da ocorrência com a aeronave de matrícula PR-VIA.

Momento da queda do helicóptero com noiva em área onde aconteceria casamento em Vinhedo (Foto: Rafael Abraão)
Momento da queda do helicóptero com noiva em área onde aconteceria casamento em Vinhedo (Foto: Rafael Abraão)

"Possui o objetivo de coletar dados: fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos", diz o Cenipa, por nota.

A investigação busca formas de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram, segundo o órgão.

'Piloto experiente'

De acordo com Rui Garcia, proprietário da empresa dona do helicóptero, Alter Aviation, o piloto é experiente e está chocado com o que aconteceu. A companhia responsável fica em São Paulo.

Garcia informou que a aeronave decolou do Aeroporto de Jundiaí para fazer o que chamam de voo fotográfico, que percorre um trecho pequeno. Ele disse que não conseguiu contato com o piloto até o momento para entender como o acidente ocorreu.

Mas, afirmou que o piloto estava tentando pousar no local correto e indicado no gramado do espaço onde acontecia o casamento.

Quanto às revisões e manutenções do helicóptero e o registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Garcia disse que tudo está em dia.

No site da Anac consta que a aeronave prefixo PRVIA modelo R44 II foi fabricada em 2008 e tinha autorização para voos noturnos e está regular.

Espaço medieval

O espaço onde ocorreu o casamento fica no bairro Altos do Morumbi e foi inaugurado em 24 de abril. O primeiro casamento realizado no local, desde que a empresa Buffet passou a operar, ocorreu há uma semana. A área tem 20 mil metros quadrados e, no site oficial, consta a informação de que a área possui um heliporto.

A empresa responsável disse que o gramado é o local indicado para pousos de helicóptero, mas que o piloto é quem faz uma averiguação antes do evento para determinar o local exato. A Buffet Imagem ressaltou que não tem convênio com a empresa da aeronave, e que a contratação foi feita pelos noivos.

O local possui alvará e laudo do Corpo de Bombeiros, segundo a companhia, que afirma que os documentos estão à disposição e aguarda o resultado da perícia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul