A greve de pilotos da Aerolíneas Argentinas, decretada ontem, afetou rotas que atendem o mercado brasileiro, com três voos cancelados ao longo do dia, segundo informou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Segundo dados dos Núcleos Regionais de Aviação Civil (Nuracs), da Anac, os passageiros receberam assistência da empresa e foram realocados em outras companhias para o destino final.
Ontem, a Aerolíneas Argentinas teve todos os voos partindo do país cancelados por causa de uma greve dos pilotos da companhia, promovida pelos dois principais sindicatos do setor. Os trabalhadores querem adiantar as negociações salariais.
A situação é de impasse porque a companhia acusa os sindicatos de terem quebrado os atuais acordos salariais e de desrespeitar a lei - que pede aviso prévio de paralisações do tipo para que passageiros possam reprogramar suas viagens. O Ministério do Trabalho da Argentina foi notificado, disse a empresa, que se comprometeu a recompensar os clientes que tenham suas viagens canceladas.
No Brasil, a Anac informou que está atenta "à prestação de assistência aos passageiros, que por ventura sejam afetados", e que está monitorando as operações da Aerolíneas no Brasil.