Estacionar no do aeroporto tem aumento de 40% a partir desta terça.
Investimento até as Olimpíadas será de R$ 2 bilhões.


Do G1 Rio

A nova administração do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), que começa a operar a partir desta terça-feira (12), já com mudanças, avalia em R$ 5 bilhões o investimento total nos próximos 25 anos à frente do aeroporto – R$ 2 bilhões apenas até 2016, ano das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Os investimentos no aeroporto para a competição, de acordo com a nova concessionária, estarão prontos até dezembro de 2015.

GNews - Galeão (Foto: globonews)Projeção de como ficar o Galeão, segundo o consórcio (Foto: GloboNews)

Já a partir desta terça, os táxis serão reordenados na região do aeroporto. Funcionários do aeroporto distribuirão folhetos para explicar as mudanças.O estacionamento, no entanto, sofrerá um aumento de 40%: de R$ 10 a hora, passará para R$ 14. A internet Wi-Fi será liberada no aeroporto por 30 minutos, sendo cobrada a partir disso com diferentes taxas, à escolha do usuário.

Em breve, balcões de funcionários com atendimento bilíngue, em inglês e português, e um canal de atendimento por telefone, também em duas línguas, estarão disponíveis, assim como novas lojas e restaurantes nos terminais 1 e 2.

Ainda nesta semana, os elevadores, esteiras rolantes e escadas rolantes, que por vezes são alvo de reclamação por parte dos passageiros, passarão a ser vistoriados com novas empresas de manutenção. "Os problemas devem ser resolvidos até o fim do ano", afirmou Luiz Rocha, presidente da Concessionária Galeão, durante lançamento nesta segunda-feira.

Em setembro, os banheiros, que também são um problema citado por passageiros, segundo a concessionária, serão melhorados, assim como a pintura das paredes e dos forros, além de novas telhas e calhas para conter as infiltrações e vazamentos nos terminais. Já em dezembro, vão começar a ser criadas novas posições para estacionamento de aeronaves: no total, serão 47 novas posições.

Em janeiro de 2015, será implantada a área de segurança do fim da pista. Já no final do ano de 2015, serão concluídas as 1850 primeiras vagas de estacionamento, de um total de 2700 previstas com a construção de quatro andares no prédio-garagem e vagas cobertas. Os balcões de check-in passarão de 227 para 295, a fim de melhorar o serviço para os passageiros. Em 2013, o aeroporto recebeu 17 milhões de pessoas, para 25 destinos nacionais e 26 destinos internacionais.

'Necessário e bem-vindo'


Pedro Galdi, analista-chefe da corretora SLW, afirma que a concessão não só é bem-vinda como necessária para aeroportos de grandes cidades brasileiras. Recentemente, o mesmo consórcio, formado pela Odebrecht Transport e da Changi Airports Internacional, ficou responsável também pelo aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.

"Essa opção de trazer parceiros é algo que vai melhorar o saldo das operações. O governo não investe nisso há muito tempo, e reconhece. Então, algo tem que ser feito", diz Pedro, que avisa ainda que os investimentos vão necessitar de tempo até que os resultados apareçam. "Não é um estalar de dedos. Mesmo na Copa, via-se um 'puxadinho aqui', outro ali, então as mudanças vão ser feitas com calma".

Galdi afirma que o modelo, apesar de viável no atual momento, não pode servir para todo o território brasileiro. "Não adianta fazer esse modelo para regiões afastadas e sem escoamento, ainda mais em um país de dimensões continentais", concluiu.

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