A Azul Linhas Aéreas foi a companhia aérea mais pontual do Brasil no primeiro semestre deste ano. A empresa alcançou a marca de 93,96% de seus voos decolando no horário programado, segundo dados da Infraero, atualizados na manhã de hoje. Entre os meses de janeiro e junho, a Azul foi a única a manter uma média acima de 93%.
Para garantir que os Clientes cheguem a seus destinos dentro dos horários previstos, a companhia fez uma série de ações com o objetivo de ser ainda mais pontual. A criação de novos cargos para gerenciar as operações diariamente, a elaboração de uma malha especial de inverno – que recebeu ajustes em alguns horários de voos em função de um histórico de meteorologia –, além de estratégias especiais de posicionamento de tripulações e os planos de ação para o campeonato mundial de futebol foram algumas das medidas tomadas.
“Esses dados são resultado do trabalho competente e dedicado do nosso Centro de Controle de Operações (CCO) e de nossos agentes de aeroportos, técnicos de manutenção, comissários, pilotos, co-pilotos, entre outros. Sabemos que uma operação aérea reúne diversos fatores que a tornam complexa, mas graças ao desempenho de nossos Tripulantes e algumas medidas tomadas o resultado foi muito positivo”, afirma Flávio Costa, vice-presidente Técnico-Operacional da companhia. “Temos uma malha de voos muito abrangente e operamos em situações muito desfavoráveis, o que faz com que esse feito seja ainda mais expressivo”, completa Costa.
Ainda, a chegada da segunda aeronave Pilatus PC-12 – avião de pequeno porte destinado exclusivamente para o transporte de tripulação, técnicos de manutenção e peças –, permitiu a redução em até 40% o número de cancelamentos ocorridos por questões relacionadas à manutenção. As aeronaves ficam posicionadas em Campinas e Belo Horizonte (Pampulha).