Aeroporto de Natal é o mais bem avaliado; Cuiabá tem a pior nota

Pesquisa realizada pela SAC avaliou 15 aeroportos do país.
Último na pesquisa anterior, Guarulhos ficou em penúltimo lugar.


Fábio Amato
Do G1, em Brasília

O aeroporto de Natal (RN) foi o mais bem avaliado por passageiros em pesquisa realizada no primeiro trimestre de 2014 e divulgada nesta segunda-feira (28) pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). O aeroporto de Cuiabá recebeu a pior avaliação.

A pesquisa ouviu 18.062 pessoas em 15 aeroportos do país – os 14 que atendem às cidades-sede dos jogos da Copa, além do de Campinas (SP). Desse total, 12.316 foram entrevistadas em salas de embarque doméstico e 5.746 em salas de embarque internacional.

Os passageiros atribuíram notas de 1 a 5, sendo 5 a melhor possível, para uma série de indicadores que vão desde o acesso ao aeroporto (transporte público, instalações e custo de estacionamento) até o tempo de fila no check-in e as condições de limpeza do aeroporto.

O aeroporto de Natal foi o que recebeu a maior nota média geral: 4,16. Em segundo lugar estão os aeroportos de Porto Alegre e Curitiba, com nota 4,06. Congonhas, em São Paulo, vem em seguida com nota 4.

A lista segue com Santos Dumont (3,91), Recife (3,91), Fortaleza (3,89), Confins (3,88), Campinas (3,86), Galeão (3,86), Salvador (3,76), Brasília (3,56), e Manaus (3,55).

O aeroporto de Cuiabá recebeu nota 3,26 e foi o mais mal avaliado. O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, o mais movimentado do país e que está sob administração da concessionária GRU Airport, ficou em penúltimo lugar, com nota 3,51. Na pesquisa anterior, Cumbica havia ficado na última posição.

Preço da alimentação tem pior nota

O custo da alimentação foi o item que recebeu a pior avaliação, na média, nesses 15 aeroportos: 2,16. O valor do produto comercial (2,41), acesso a internet/Wi-Fi (2,88) e custo do estacionamento (3,01), completam a lista das principais queixas.

Por outro lado, os passageiros ouvidos deram nota média 4,29 para o atendimento e a cordialidade dos funcionários do check-in, e nota média 4,28 para o tempo de espera na fila da inspeção de segurança e para o atendimento e a cordialidade dos funcionários que fazem essa inspeção.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Avião de pequeno porte cai no mar em Paraty, na Costa Verde do Rio

American Airlines não leva brasileiros para réveillon em Nova Iorque

4 ficam feridos em pouso brusco de helicóptero na plataforma da Petrobrás