FAB usa nova aeronave para tentar localizar avião desaparecido no PA

P-3 Orion é o mesmo utilizado para encontrar avião da Malaysia Airlines.

Aeronave se junta a outras duas para retomar buscas neste domingo, 23.


Do G1 PA

A Força Aérea Brasileira (FAB) retomou as buscas no início da manhã deste domingo (23) pela aeronave desaparecida na última terça-feira (18) em Jacareacanga, no sudoeste do Pará, com um reforço importante: um avião modelo P-3 Orion, com capacidade de identificar metais e que, de acordo com a assessoria de comunicação da Aeronáutica, seria o mesmo modelo que está sendo empregado nas buscas pelo avião desaparecido da Malaysia Airlines.

P-3AM Orion, avião que será utilizado no patrulhamento da região do pré-sal (Foto: Divulgação/FAB)Avião P-3 Orion, o mesmo modelo utilizado para localizar os destroços da aeronave da Malaysia Airlanes, está sendo usado pela FAB pra tentar localizar avião desaparecido no sudoeste do Pará (Foto: Divulgação/FAB)

"Essa aeronave é dotada de sensores que identificam partes metálicas, inclusive submarinos, navios em alto mar. É um instrumento a mais que irá auxiliar de forma eficaz no trabalho de buscas", esclareceu.

O avião seguiu diretamente da esquadra de Salvador, na Bahia, onde está sediado, para a região sudoeste do Pará. Ele se soma a um helicóptero e a outro avião para dar continuidade às buscas aéreas, que já entram pelo sexto dia.

O bimotor modelo Beechcraft BE 58 Baron saiu de decolou do aeroporto de Itaituba às 11h40 de terça-feira (18), transportando o piloto, um motorista e três técnicos de enfermagem que seguiam para uma aldeia dos índios Munduruku. Segundo a Aeronáutica, o avião desapareceu 1h20 depois de o piloto ter feito o último contato pelo rádio. Uma passageira chegou a enviar uma mensagem de celular para o tio informando dos problemas no avião.

As equipes de busca investigam a possibilidade do avião estar perto de uma área de garimpo localizada próxima ao município de Jacareacanga. Segundo o delegado Lucivelton Santos, uma comunidade teria avistado a aeronave enquanto ela sobrevoava a região.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Avião de pequeno porte cai no mar em Paraty, na Costa Verde do Rio

American Airlines não leva brasileiros para réveillon em Nova Iorque

4 ficam feridos em pouso brusco de helicóptero na plataforma da Petrobrás