Pular para o conteúdo principal

Equipamentos russos reduzirão custos de Superjet e MC-21

Engenheiros da Radioelektronnie Tekhnologui pretendem até 2015 tirar a primeira licença da EASA destinada à fabricação dos equipamentos aeronáuticos de bordo. Isso permitirá a entrada dos sistemas aviônicos russos no mercado internacional, assim como substituição dos equipamentos importados nas aeronaves nacionais.


Ekaterina Turicheva, Reportagem combinada | Gazeta Russa

A corporação russa Radioelektronnie Tekhnologui apresentou uma solicitação para certificação dos seus produtos junto à EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação) que, de acordo com as estimativas, deverá ser concluída até o ano de 2015. O certificado emitido pela EASA autoriza a compra e o uso dos equipamentos de aviação pelas empresas aéreas europeias e de outros países que seguem as normas da agência.

O diretor do departamento aeronáutico do Ministério de Indústria e Comércio, Andrêi Boguinski, acredita que, no futuro próximo, todos os equipamentos de bordo e sistemas dos aviões e helicópteros nacionais serão fabricados em território russo. “A autorização da EASA seria mais um passo para o aumento da receita dos fabricantes dos aparelhos nacionais”, diz.

A aquisição da licença resultará na instalação de equipamentos de bordo russos em aeronaves comerciais nacionais, tais como MC-21 e Superjet, assim como no avião de médio alcance Yak-242. Atualmente, os sistemas russos, tais como os conjuntos de navegação e comunicação, compõem um pouco mais da metade de todos os equipamentos aeronáuticos. Porém, de acordo com os especialistas, o novo Superjet 100 foi equipado apenas com os aparelhos franceses.

“Com a licença em mãos, as empresas russas poderão oferecer peças de reposição e de manutenção para aeronaves civis e militares”, acrescenta Maskim Kuziúk, diretor-geral do grupo de empresas Aviatsionnoe Oborudovanie. “A realização bem-sucedida da presente estratégia facilitará o crescimento dos índices financeiros, tais como a receita e lucro das empresas do setor devido à redução do preço do produto final, entre outras vantagens.”

Além da substituição dos produtos importados pelos nacionais, os planos do órgão incluem a sua exportação para os atuais destinos principais dos artigos fabricados pelas empresas russas, tais como Índia, países do Sudeste Asiático e América Latina.

Os planos dos desenvolvedores russos dos sistemas eletrônicos incluem ainda a introdução de novos componentes certificados em outros modelos de aeronaves, incluindo o avião militar de transporte Be-200. “Mas os sistemas eletrônicos destinados às aeronaves civis exigirão certa adaptação caso sejam usados para os fins militares, pois não podem conter nenhum componente importado”, explica Oleg Panteleev, editor-chefe da agência de informação AviaPort.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul