JULIANA DEODORO e NATALY COSTA - O Estado de SP
 
A chuva de ontem provocou uma infiltração no prédio onde funciona o Centro de Controle de Aproximação (APP, na sigla em inglês) do Terminal São Paulo (TMA-SP), no Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital. É onde os controladores de tráfego aéreo coordenam todo o fluxo das aeronaves que se aproximam dos aeroportos de São Paulo - não só Congonhas, como Cumbica, em Guarulhos, e Viracopos, em Campinas. Uma vez no TMA-SP, o controle dos aviões é transferido para a torre de cada aeroporto. 


Congonhas ficou fechado por mais de uma hora. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a pista do aeroporto foi fechada para pousos e decolagens às 15h08. Às 16h, foi reaberta apenas para decolagens e às 16h27 para pousos. Às 20h, 14 voos haviam sido cancelados, número que representa 11% do total de voos. Os atrasos eram maiores: 50 voos, 25% do total. 


O Comando da Aeronáutica em Brasília afirmou que o problema da infiltração foi contornado e não causou interferência no controle de tráfego. "Foi realizado o gerenciamento de fluxo pelo Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), de modo a contornar os atrasos e minimizar as eventuais consequências", disse a Aeronáutica, em nota. 


Previsão. Segundo o meteorologista da Climatempo, André Madeira, a previsão é de mais chuva para hoje. Será um dia típico de verão, com sol e calor. A temperatura mínima esperada é de 19°C e a máxima, de 31°C. O meteorologista garante, porém, que a chuva de hoje será menos intensa.


A média histórica de chuvas em março em São Paulo é de 185 milímetros. Ontem, somente a Estação Águas Espraiadas regis-trou 66 milímetros de chuva.

Post a Comment

header ads
header ads
header ads