Vinicius Konchinski
Do UOL, no Rio de Janeiro
  • Divulgação/Infraero
    Vista aérea da área onde deve ser construído o novo aeroporto de Natal Vista aérea da área onde deve ser construído o novo aeroporto de Natal
O governo incluiu na lista de obras essenciais para a Copa do Mundo a construção de um aeroporto na região metropolitana de Natal. O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante está sendo feito pelo consórcio Inframerica e, de acordo com a Matriz de Responsabilidades da Copa, deve ficar pronto em junho de 2014, mês do início do Mundial.

Entretanto, nem o próprio governo está tão certo de que o novo terminal estará pronto a tempo de operar durante a Copa. Por isso, ele mesmo já investiu R$ 16,4 milhões na reforma do aeroporto antigo de Natal, o Aeroporto Internacional Augusto Severo, para assegurar a estrutura necessária para a cidade sediar o Mundial.


Essas obras ficaram a cargo da Infraero, a empresa estatal que administra a maioria dos aeroportos do país. Elas incluem a ampliação das salas de embarque e desembarque, a reforma completa de todos os toaletes, a criação de dez novos balcões de check-in, entre outras coisas.

As adequações começaram em setembro do ano passado e estão em sua fase final. A Infraero informou no início deste mês que já está testando as melhorias feitas no aeroporto para, assim que tudo for devidamente aprovado, poder anunciar que as obras foram concluídas.

De acordo com a Infraero, a reforma no Aeroporto Internacional Augusto Severo vai atender as necessidades atuais dos passageiros do terminal e poderá ser usufruída antes, durante e depois da Copa. A estatal informou, contudo, que as obras também foram realizadas porque não há garantias de que o novo aeroporto de Natal ficará pronto até a Copa.

O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante foi o primeiro grande aeroporto do país cuja administração foi concedida à iniciativa privada. O consórcio Inframerica venceu um leilão para assumir a concessão. No final do ano passado, ele firmou um contrato com o governo estabelecendo os investimentos que ele fará no aeroporto e os prazos para a realização deles.

Esse contrato prevê que o consorcio Inframerica comece a operar o aeroporto só em outubro de 2014, ou seja, depois da Copa do Mundo. Portanto, o governo não tem como cobrar a empresa para que ela abra o aeroporto para o Mundial.

O consorcio Inframerica já afirmou que pretende abrir o aeroporto antes da Copa. Entretanto, ele também depende do governo para tocar a obra. Neste momento, por exemplo, o consórcio aguarda a aprovação do projeto básico do aeroporto pela Agência Nacional de Avião Civil (Anac) para dar prosseguimento aos investimentos.

Apesar disso, o governo tem esperança de que a obra esteja pronta para a Copa. Procurada pelo UOL, a Secretaria de Aviação da Presidência informou que acompanha o andamento do projeto e confia que ele estará concluído dois meses antes do Mundial.

Essa é a mesma previsão do consórcio Inframerica. Segundo ele, apesar do término da obra para a Copa não ser uma obrigação, a empresa está fazendo todo o esforço necessário para acabá-la dois meses antes da Copa. Assim, haveria tempo hábil para o aeroporto ser testado e operar normal durante a Copa do Mundo.

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