Aérea garante plano de expansão no Brasil. Empresa é líder em rotas para os EUA

Danielle Nogueira
Mariana Durão – O Globo 

O pedido de recuperação judicial da AMR, controladora da American Airlines, não vai afetar o dia a dia do consumidor, assegura a companhia. Segundo comunicado divulgado pela empresa, não haverá cancelamento de voos e a venda de passagens continua, sem previsão de suspensão. Seu programa de milhagem, o AAdvantage, que tem 67 milhões de membros - sendo 1,6 milhão no Brasil - também está mantido.

"A American Airlines está operando seus voos dentro da programação, honrando suas passagens e reservas como de costume, e também executando reembolsos e trocas normalmente. O programa de fidelidade não será afetado. A American continua fazendo parte da aliança Oneworld e todas as parcerias de compartilhamento de voos continuam, possibilitando aos seus clientes ganhar e resgatar suas milhas em opções convenientes de voos no mundo todo", diz o comunicado. "Os clientes da American são sempre nossa prioridade máxima e podem continuar a confiar em nós", completa Thomas W. Horton, presidente da AMR, na nota. 

Procon quer saber quais serão os efeitos no Brasil 

No Brasil, a American tem acordo de compartilhamento de voos com a Gol. A empresa informou que seus planos de expansão no país estão mantidos. Hoje, a aérea voa para seis destinos (Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Recife), a partir de três cidades americanas - Nova York, Dallas e Miami. Em junho de 2012, Manaus será incluída na lista.

A aposta no Brasil reflete a estratégia da empresa de crescer em mercados emergentes. Com 70 frequências (voos de ida e volta) entre EUA e Brasil, a companhia é líder no transporte de passageiros entre os dois países, com 31,9% do mercado, seguida pela TAM (29,7%). Em 2010, 3,2 milhões de passageiros embarcaram com destino aos EUA e vice-versa, segundo dados da Agência Nacional de Aviação (Anac).

Apesar de a AMR assegurar que nada mudará para os consumidores, a diretoria de fiscalização da Fundação Procon-SP notificou a American Airlines para que a empresa esclareça quais serão as consequências do pedido de recuperação judicial em suas operações no Brasil. No banco de dados da seção Defesa do Consumidor do GLOBO, constam 24 reclamações contra a American em 2011, sendo dez por serviço mal prestado. Em 2010, foram 25 queixas.

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