Pular para o conteúdo principal

Tempo fechado em aeroportos

Buracos em nuvens causados por aviões aumentam precipitação de chuva e neve

O Globo

A passagem de aviões por dentro de nuvens forma buracos e canais que aumentam a precipitação de chuva e neve, principalmente em áreas do entorno de aeroportos, num raio que pode chegar a 100 quilômetros. É o que diz estudo liderado por Andrew Heymsfield, do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas dos EUA, e publicado na edição desta semana da revista “Science”.

 
A água na atmosfera pode permanecer líquida em temperaturas bem abaixo do congelamento se não tiver um núcleo — poeira ou sal, por exemplo — que a leve a formar cristais de gelo, o que só acontece naturalmente quando a temperatura do ar fica muito baixa, em torno de - 40 C. O processo é similar ao usado na semeadura química de nuvens, em que a dispersão de partículas sólidas, geralmente de iodeto de prata ou de gelo seco (CO2), provoca a condensação das gotículas de água, desequilibrando a estrutura da nuvem e forçando a chuva a cair. No caso dos aviões, sua passagem diminui abruptamente a temperatura do ar atrás das hélices ou acima das asas, fazendo com que as gotículas congelem espontaneamente. Isso forma os cristais de gelo que servem como núcleos de condensação, dando início — literalmente — a um processo em bola de neve que produz buracos ou canais nas nuvens que continuam a se expandir durante horas, aumentando a precipitação dentro e abaixo delas.

 
— Se um avião vai criar um buraco ou um canal nas nuvens depende de sua trajetória — explica Heymsfield. — Se eles estão subindo através de uma supergelada camada de nuvens, produzem apenas um buraco. Mas se estiverem voando nivelados por dentro desta camada, podem produzir longos canais.

 
Durante décadas os cientistas especularam sobre as origens dos misteriosos buracos e canais em nuvens observados em formações em latitudes médias. Em 2009, uma estranha nuvem em forma de disco voador vista sobre Moscou aumentou ainda mais a curiosidade sobre esse fenômeno. No ano passado, porém, outro estudo conduzido por Heymsfield determinou que eles eram provocados por aviões, levando-a a indagar quais seriam seus efeitos climáticos. 


Com base em medições do satélite Calipso, da Nasa, o pesquisador montou modelos computacionais para estudar o comportamento das nuvens próximas a seis aeroportos comerciais — Heathrow (Londres), Frankfurt, Charles de Gaulle (Paris), Seattle-Tacoma, O'Hare (Chicago) e Yellowknife (Territórios do Noroeste, no Canadá) —, assim como da pista de pouso da estação de pesquisas Byrd, na Antártica.
 
Fenômeno não teria influência no clima global
 

Os resultados das simulações mostraram que a passagem de aviões provoca os buracos e canais em média de 5% das vezes nestes aeroportos, aumentando para 10% a 15% no inverno. Isso acontece porque o fenômeno só é observado quando a água no interior das nuvens já está a uma temperatura muito baixa, se aproximando do limite de - 40 C em que se aglutina em cristais de gelo naturalmente. Da mesma forma, ele é mais frequente quanto mais fria for a localidade, como aconteceu no aeroporto canadense e na pista de pouso da base na Antártica. E, junto com os buracos e canais, vêm a chuva ou a neve.
 
— Se você tem gotículas de água supergelada e partículas de gelo na mesma nuvem, as gotículas vão evaporar e depois se condensarem na superfície do gelo — conta Heymsfield. — Essa condensação cria um calor latente e aumenta a temperatura da superfície do gelo. Isso, por sua vez, gera uma flutuação na nuvem, criando um movimento para cima que era fraco ou inexistente antes, em um efeito cascata. Segundo o cientista, é pouco provável que o fenômeno tenha alguma influência no clima global. Mas, como boa parte das estações meteorológicas no Ártico e na Antártica que recolhem dados usados na construção de modelos sobre as mudanças climáticas estão próximas de pistas de pouso, ele deve ser levado em consideração nestes estudos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul