Pneu de avião particular bimotor furou durante pouso
Zero Hora
O Aeroporto Internacional Salgado Filho ficou fechado por cerca de 30 minutos, entre as 17h05min e as 17h35min, devido a um problema ocorrido com uma aeronave na tarde desta terça-feira.
O pneu de um avião particular bimotor estourou durante o pouso.
Segundo o superintendente do aeroporto, Jorge Herdina, dois aviões tiveram de sobrevoar o aeroporto enquanto o problema era resolvido, e outros dois precisaram aguardar em solo a troca do pneu antes de decolar. Um terceiro avião, da Azul, voo 4061, retornou ao aeporto de Navegantes.
O voo 1949 da Gol, proveniente de Curitiba, teve de esperar por 25 minutos para poder pousar.
O jornalista Pedro Dias Lopes, editor-chefe de Zerohora.com, que estava no voo, relata que o avião já havia iniciado procedimentos de descida quando ocorreu o problema. O comandante da aeronave avisou aos passageiros que a aterrissagem atrasaria, pois a pista estava fechada. Segundo o comandante, o pneu de uma aeronave de pequeno porte havia furado na pista.
O voo 1949 pousou normalmente 25 minutos depois. O comandante informou que o atraso até a permissão para pousar ocorreu pois a Infraero não tinha um reboque disponível para remover da pista a aeronave com problema e teve de solicitar um equipamento emprestado.
O superintentendente do aeroporto negou que tenha sido necessário pegar um reboque emprestado. Segundo Herdina, optou-se por trocar o pneu da aeronave ao invés de rebocá-la para outro local com o pneu furado para manter a integridade do equipamento e da pista.
— Claro que temos reboque. Só que quando acontece um evento desse tipo, busca-se primeiro garantir a integridade física das pessoas a bordo. Em um segundo momento, tenta-se assegurar a integridade do equipamento, e em terceiro lugar, da pista. Acho que não se pode considerar que demorou tanto se considerarmos a extensão da pista do Salgado Filho, de 2.280 metros.
Dadas as circunstâncias, tomou-se a decisão de substituir o pneu, uma vez que o avião é totalmente travado quando há um problema desse tipo e a remoção dele nessas condições pode danificar a estrutura da pista. Quisemos preservar todos os bens possíveis.