Alberto Komatsu, de São Paulo - Valor
A TAP vai voltar a oferecer, em junho, a quantidade de voos que tinha no Brasil antes da crise, 67 por semana. A empresa recuou diante da turbulência no setor aéreo, que afetou especialmente as companhias europeias, e suspendeu 10 voos no país no fim de 2008. Agora, o aquecimento da demanda motiva a TAP a continuar aumentando a oferta e prever mais três voos semanais entre Viracopos e Lisboa em julho. Assim, passará a 70 voos por semana, operados por 10 aviões. Com isso, a TAP se consolida como a maior operação estrangeira.
Em 2010, a TAP pretende transportar quase 1,5 milhão de pessoas entre Brasil e Europa, ou um crescimento de 20% em relação ao ano passado. A estimativa é do diretor-geral da TAP para a América Latina, Mário Carvalho. Ao todo, a companhia portuguesa projeta um volume de 9 milhões de passageiros, o que representa 7,1% de crescimento em relação à demanda de 2009.
" Nos consideramos uma empresa meio brasileira " , afirma o executivo português, lembrando que os quatro principais dirigentes da companhia são brasileiros, incluindo o presidente, Fernando Pinto, que também comandou a Varig de 1996 a 2000.
" Escolhemos Viracopos por causa do estrangulamento do aeroporto Internacional de Guarulhos.
Estamos mirando o potencial do interior do Estado de São Paulo " , afirma Carvalho. Com a operação em Campinas, a TAP passará a oferecer, por semana, 17 voos entre São Paulo e Europa. Também será a primeira empresa aérea estrangeira a operar em Viracopos. " A ideia é transformar a frequência em Viracopos diária, dependendo da demanda " , acrescenta o executivo.
Os voos da TAP entre o Brasil e Portugal são operados com aeronaves da europeia Airbus, modelos A330, para 263 passageiros, e A340, com capacidade para 268 pessoas. Somente em janeiro, a TAP transportou 118.967 pessoas entre o Brasil e a Europa, uma expansão de 12,4% na comparação com janeiro do ano passado.
A TAP divulgou, na semana passada, lucro de € 57 milhões, revertendo prejuízo de € 209 milhões. A empresa também superou o lucro de € 54 milhões registrado em 2007. A receita operacional da TAP recuou € 238 milhões em 2009, ao se situar em € 1,9 bilhão, o que representa 11% de redução na comparação com 2008.
A companhia informa que o resultado operacional poderia ter sido pior se não tivesse obtido um ganho de €294 milhões por causa da redução no preço do querosene de aviação, que pode representar até 40% dos custos do setor. Parte do lucro divulgado contou com a contribuição de uma política de redução de custos que rendeu uma economia de € 201 milhões.
A TAP SGPS, que engloba outras atividades da empresa, registrou prejuízo de € 3,5 milhões no ano passado. Os executivos da TAP avaliaram esse resultado como " quase equilíbrio " , já que o prejuízo de 2008 havia sido de € 285 milhões.
Comentários