Pular para o conteúdo principal

American e Delta querem mais voos para o Brasil

Alex Ribeiro, de Washington - Valor

A American Airlines se candidatou a operar um vôo entre Brasília e Miami, dentro de uma consulta pública aberta pelo Departamento de Transportes dos Estados Unidos para preencher 14 frequências disponíveis entre os dois países. A Delta Airlines também fez um pedido para ampliar o seu número de voos a partir de São Paulo, mostrando o crescente apetite das empresas aéreas americanas a transportar passageiros ao Brasil, um dos mercados internacionais que mais crescem no mundo.

Se o pleito da American Airlines for aprovado, representará mais um passo na interiorização dos voos internacionais ao Brasil, que ainda são bastante concentrados em São Paulo. A Delta quer voar de São Paulo para Detroit, o que abriria mais uma porta de entrada ao Meio-Oeste dos EUA, hoje servido por voos da United para Chicago.

O Brasil é um dos mercados mais promissores para as empresas americanas. Projeções da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) apontam um crescimento médio anual de 7% no número de passageiros transportados entre Brasil e EUA até 2030. O crescimento brasileiro vem logo atrás da China e India, que deverão apresentar expansão de 8% no período.

A proposta da American prevê voos diretos entre Brasilia e Miami quatro vezes por semana, com partidas às 9h40. A companhia também pleiteia um voo direto entre o Rio e Nova York todos os dias da semana, numa rota que hoje é operada apenas pela TAM.

A Delta quer que o Departamento de Transportes conceda cinco frequências. A companhia realocaria outras duas frequências que tem disponíveis ao Brasil para criar um voo diário entre Guarulhos e Detroit.

Os pedidos feitos pelas duas companhias, somados, dão 16 frequências, o que supera as 14 disponíveis. Os EUA estão implantando em outubro a quarta e última fase de um acordo fechado com o Brasil para expandir as frequências entre os dois países. O Departamento de Transporte deverá escolher em breve quem será atendido.

A American entregou carta ao Departamento de Transporte em que diz que o pedido da Delta não atende aos pré-requisitos da consulta pública. Nela, as companhias foram avisadas que, em virtude de restrições de infraestrutura, não há espaço disponível para pousos e decolagens no aeroporto de Guarulhos. A Delta, porém, diz ter confiança de que os limites do aeroporto serão superados. Também diz não se opor que as frequências sejam usadas temporariamente por outras empresas, desde que sejam transferidas à Delta assim que requisitadas.

" O Brasil é um mercado importante para a American porque está crescendo bastante. Basta ver como o real se fortaleceu " , diz Martha Pantin, uma porta-voz da empresa. " Não é um mercado aberto, por isso temos que nos candidatar por meio desse processo para poder servi-lo. " Hoje, a companhia opera voos para São Paulo, Rio, Salvador, Recife e Belo Horizonte.

" A ampliação dos nossos voos para a América Latina tem sido uma prioridade para a Delta " , diz Kent Landers, um porta-voz da empresa. " São Paulo é o maior mercado na América Latina, e nossa proposta é fazer uma ligação com Detroit, também um importante centro econômico, base da indústria automobilística nos EUA. " A companhia voa para Manaus, Fortaleza, Brasília, São Paulo e Rio.

A falta de capacidade no aeroporto de Guarulhos tem contribuído para desconcentrar um pouco os voos ao Brasil, que usam bastante São Paulo como portão de entrada. O crescimento econômico mais forte em outras regiões do país também estimula a procura por outros destinos. " É sempre muito caro iniciar o serviço para um novo destino " , diz Martha, da American. " Mas estamos sempre olhando para novas oportunidades, e Brasília parece ser uma delas. "

As empresas americanas também têm procurado associar-se a companhias brasileiras para distribuir passageiros dentro do país. A Delta anunciou há alguns dias acordo de " code share " (compartilhamento de voos) com a Gol. A American, que tem um acordo de milhagem com a Gol, pretende anunciar novidades na área. A Continental anunciou há algumas semanas " code share " com a TAM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul