Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Congonhas pode ter 90 dias para atender a exigĂȘncias ambientais

Bruno Tavares - O Estadao de S.Paulo

Uma liminar da Justiça Federal em SĂŁo Paulo pode obrigar a Empresa Brasileira de Infraestrutura AeroportuĂĄria (Infraero) a atender, num prazo mĂĄximo de 90 dias, a parte das cerca de 100 exigĂȘncias ambientais feitas pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) ao Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital. A 2.ÂȘ Vara CĂ­vel Federal chegou a expedir decisĂŁo nesse sentido, mas a revogou porque a Associação Brasileira de Parentes e Amigos das VĂ­timas de Acidentes AĂ©reos (Abrapavaa), autora da ação civil pĂșblica, nĂŁo apresentou seu CNPJ.

Segundo os advogados da entidade, os efeitos da liminar voltam a vigorar assim que a documentação exigida pela Justiça Federal for juntada aos autos, o que deve ocorrer apĂłs o feriado de PĂĄscoa. O despacho da juĂ­za Rosana Ferri Vidor determina que a estatal cumpra 11 das cerca de 100 exigĂȘncias ambientais em um prazo mĂĄximo de 90 dias, sob pena de multa diĂĄria que varia de R$ 10 mil a R$ 50 mil.

A decisĂŁo, por ora sem efeito, atende em parte aos pedidos feitos pela Abrapavaa. AlĂ©m do cumprimento das exigĂȘncias ambientais, os advogados da entidade queriam que a Justiça proibisse a realização de novas obras no aeroporto enquanto as obrigaçÔes ambientais nĂŁo fossem integralmente atendidas. "Entendo impertinente (o pedido de veto Ă s reformas), uma vez que nĂŁo existe prejudicialidade entre essas atividades (eventuais obras e exigĂȘncias ambientais)", escreveu a magistrada.

O processo de adequação de Congonhas à legislação ambiental se arrasta desde 2006, quando a SVMA notificou a Infraero a apresentar, no prazo de um ano, o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (Eia-Rima).

Procurada, a Infraero nĂŁo retornou.

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios