A Gazeta (AC)
Infraero e Governo do Acre preparam a reedição da parceria que deu origem ao Aeroporto de Cruzeiro do Sul. Desta vez, o convênio, a ser firmado nos próximos dias, se destinará à construção de um moderno terminal de cargas, espaço sem o qual não seria possível proceder ao alfandegamento das mercadorias que virão do território peruano e vice-versa.
“Nada temos a opor. Não há quaisquer restrições da parte da Infraero. O Aeroporto de Cruzeiro do Sul tem tráfego superdimensionado e está pronto para receber mais esta demanda”, afirmou Cleonilson Nicácio, brigadeiro do Ar e presidente da autarquia. A disposição do Estado em construir o terminal de cargas com recursos próprios foi anunciada pelo assessor especial da mesa-diretora da Aleac, Jair Santos.
O aval do brigadeiro atende a um apelo feito pessoalmente pelos deputados Perpétua Almeida, Gladson Cameli e Henrique Afonso, este último coordenador da bancada federal acreana, durante audiência ocorrida na tarde de ontem. O encontro é o penúltimo de uma bem sucedida série de audiências até então que, na prática, destravou as burocracias para garantir a integração aérea entre o Vale do Juruá e o Departamento de Ucayalli.
“Finalizamos mais uma etapa. E comemoramos os bons resultados. O sonho da integração está mais próximo”, festejou Perpétua Almeida. “Não há impasse. Todos, acreanos, brasileiros e peruanos, pensam iguais. E o governo caminha junto com todos”, disse Gladson Cameli. “Agora é esperar chegar a Expojuruá. Lá, teremos, de fato, uma sensação real de que está valendo a pena o esforço de todos”, afirmou Henrique Afonso.
Anuência dada
Anvisa, Ministério da Agricultura, Secretaria Nacional de Aviação Civil e Secretaria Na-cional da Receita Federal já assumiram compromissos para levar estruturas e pessoal à Expojuruá (dias 27, 28, 29 e 30 de agosto). Lá, haverá uma espécie de alfandegamento precário (provisório), em razão de um primeiro vôo cargueiros procedente de Pucalpa com destino a Cruzeiro do Sul. Será uma mostra aos visitantes da feira de como o intercâmbio comercial se dará na prática.
Um grupo de trabalho, com representantes de todos os órgãos, está sendo montado para, na próxima semana, construir um documento no qual será dada uma anuência geral para garantir a internacionalidade do aeroporto. Ou seja, baseado nas garantias dadas esta semana, o Governo Federal confirmará a destinação de fiscais e auditores (para alfandegar e inspecionar produtos).
Tarifa diferenciada
Cruzeiro do Sul e Pucallpa, regiões separadas entre si por apenas 130 quilômetros, são alvo de um planejamento que irá criar tarifas diferenciadas, a serem apresentadas em 30 dias. O estudo foi anunciado por um alto executivo do Ministério das Relação Exteriores, que aprova o estudo de viabilidade econômico-social apresentado em Pucalpa, há duas semanas, por empresários e políticos do Acre.
Anac: último passo
A última reunião da bancada parlamentar acreana sobre o tema está prevista para amanhã.
Serpa com a presidente da Anac, Solange Vieira, a quem cabe emitir o parecer de homologação definitivo do aeroporto de Cruzeiro do Sul. O lado brasileiro consome 800 toneladas de verduras e 400 toneladas de frutas todos os meses. A mercadoria chega ao Juruá de São Paulo e custam, em média, 70% mais caro que a oferta de preços do mercado peruano.
Infraero garante recuperação de aeroporto de Rio Branco
A construção da segunda pista do aeroporto Plácido de Castro, de Rio Branco, já está prevista no Orçamento e devidamente autorizada. A informação é do presidente da Infraero, brigadeiro-do-ar Cleonilson Silva, em resposta ao deputado Gladson Cameli, que pediu providências da Infraero em virtude das más condições da pista. A audiência, ontem em Brasília, contou com a participação de parte da bancada acreana na Câmara dos Deputados que foi tratar da consolidação do intercâmbio Pucalpa-Cruzeiro do Sul. Piloto aéreo particular, Gladson informou ao brigadeiro que a pista do aeroporto da Capital é motivo de reclamação e preocupação da maioria dos pilotos que ali operam.
O presidente da Infraero, por sua vez, informou ao deputado acreano que, num primeiro momento, a pista vai receber um tratamento emergencial. O objetivo é garantir a segurança e um mínimo de conforto aos passageiros dos aviões comerciais através de uma verdadeira operação tapaburacos, a fim de que a pista atenda as condições adequadas trafegabilidade. Em seguida, segundo o militar, haverá um recapea-mento da pista e das vias de taxeamento para garantir pouso e decolagem seguros, além de manobras e deslocamentos tranqüilos em terra. Para Gladsom, é a forma correta da Infraero responder às solicitações e exigências da população que efetivamente utiliza o transporte aéreo no Acre.
O deputado ouviu ainda do brigadeiro que assim que a Engenharia do Exército terminar as obras da recuperação da pista antiga do aeroporto Plácido de Castro, vai partir para a construção de uma segunda via. “É garantia efetiva da duplicação das operações do aeroporto em relação a cargas e passageiros”, disse o brigadeiro. O parlamentar acreano adiantou que há muito o Acre já merecia a recuperação do atual aeroporto, “que já não responde às exigências e necessidades de nossos dias”. De acordo com o deputado, o aeroporto Plácido de Castro, apesar de ter uma construção relativamente recente, não acompanhou as rápidas modificações e o próprio desenvolvimento regional, “que hoje exige um aeroporto modernizado e em sintonia com as demandas”.
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