Ludmilla Totinick

Rio de Janeiro - Quem mora na região Norte, Nordeste e Centro-Oeste não vai precisar fazer escala ou conexão pelo Rio e São Paulo para chegar aos Estados Unidos. A partir de 20 de dezembro, a Delta vai oferecer o vôo nonstop triangular Manaus-Atlanta-Manaus.

De acordo com vice-presidente da Delta para a América Latina, Christophe Didier, o vôo vai atender a demanda de pessoas que trabalham em 100 empresas da região com matriz no Japão e poderão usar a conexão de Atlanta direto para aquele país.

"O ecoturismo também atrai muitos americanos, europeus, canadenses e asiáticos para a região. Há dois anos, a Delta insiste na licença para aumentar a freqüência de vôos, concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil e o Department of Transportation e a American Airlines (DOT) no fim de junho, num acordo bilateral entre os dois países. Tivemos o apoio dos governos locais", explicou Christophe Didier. "Estamos muito confiantes em relação ao Brasil, um país gigantesco. Além disso, será uma maneira de desafogar os vôos no país".

A aeronave escolhida para o destino é um Boeing 737-300, 12 lugares na executiva e 112 na econômica. E dois dias depois, a partir do dia 22 de dezembro, a Delta também vai oferecer o vôo entre Recife-Fortaleza e Atlanta.

De acordo com o vice-presidente da Delta, o vôo vai atender o passageiro que vem de fora, principalmente da América do Norte, Canadá e um pouco da Ásia. "Também teremos um pouco do turismo de negócios. Com a extensão geográfica do Brasil, não podemos ficar restritos ao eixo Rio-São Paulo", justifica o executivo. "A economia brasileira está muito aquecida e de 11 anos para cá, quando iniciamos nossas operações no país, muita coisa mudou. Hoje a demanda é grande, qualquer cidade tem potencial de crescimento".

O executivo disse ainda que outro fator que favorece a nova freqüência de vôo é que as cidades são geograficamente mais próximas dos Estados Unidos. "Temos uma demanda reprimida nessa região", destaca Christophe Didier. "Queremos ser uma opção para quem quer ir aos EUA. A previsão é atender 30% do mercado asiático, 30% europeu e 40% americano".

A Delta fechou acordo com a Gol para possibilitar a chegada ao destino final. Outro ponto destacado pelo executivo é a oferta de vôos oferecidos no aeroporto de Atlanta, que disponibiliza mais de 1000 vôos diários. Segundo ele, de lá o passageiro segue viagem para qualquer país do mundo.

Ele confirmou ainda a fusão com a NorthWest Airlines até dezembro com objetivo de transformar a empresa na maior companhia global. E ressaltou que é uma maneira de se adequar à crise mundial ao destacar ainda que o movimento possibilita além da economia de gastos, ampliação da rede e melhoria na qualidade do serviço oferecido.

O vôo de Brasília para Atlanta também é um desejo da Delta, segundo o executivo. Com os dois novos vôos, a Delta passará a ter 35 vôos entre cinco destinos brasileiros e Estados Unidos. Nesta lista está incluído o vôo sazonal entre São Paulo e Atlanta, com início também programado para 20 de dezembro. A Delta e a Delta Connection operam para 312 destinos em 61 países.

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