Pular para o conteúdo principal

Relatório do acidente com o vôo 1907 da Gol deve apontar sucessão de erros

Pilotos também não teriam sido avisados de mudança na freqüência de comunicação. Ainda segundo o inquérito, pilotos do Legacy desligaram transpoder sem querer.
G1

A conclusão do inquérito feito pela Aeronáutica sobre o acidente do avião da Gol que matou 154 pessoas no ano passado deve apontar a sucessão de erros do controle aéreo e dos pilotos do jatinho do Legacy como as causas da tragédia. Na divisão de responsabilidades, o texto deve dar ênfase à dispersão dos controladores no momento do choque das duas aeronaves e descarta que o sistema opere com equipamentos arcaicos.

Um ponto a ser apresentado pela FAB como uma falha dos controladores é não ter confirmado com o Legacy que outra freqüência seria usada para realizar a comunicação. Segundo o G1 apurou, o procedimento padrão antes de trocar a freqüência é ouvir a aprovação dos pilotos. Essa seria a causa de a caixa preta do avião ter registrado mais de 20 tentativas em vão de comunicação dos pilotos do Legacy com o controle. Outra falha seria a própria falta de atenção ao radar que mostraria claramente quando o transponder teria sido desligado.

A Aeronáutica rejeita também a tese de que os controladores estariam sobrecarregados de trabalho no dia do acidente. No momento do acidente, o controlador que monitorava o jatinho Legacy era responsável por 4 a 6 vôos e não 12 a 14, como divulgado anteriormente. A informação é confirmada pelo relator da CPI do Apagão Aéreo na Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS). “Ele (o controlador) havia iniciado o turno às 14h, apenas duas horas antes do acidente, e trabalhava com uma situação tranqüila e normal. Não havia nenhum estresse e nenhuma falha nos equipamentos”, disse o deputado.

Segundo recomendação da Organização Internacional de Aviação Civil (OIAC), controladores deveriam ficar responsáveis por no máximo 14 vôos ao mesmo tempo. O advogado dos controladores, Fábio Tomás de Souza, nega a versão da Aeronáutica e enfatiza que a única responsabilidade dos controladores é a falha nos equipamentos tanto do controle como do Legacy. “Nós não acreditamos em sucessão de erros. Nós trabalhamos com outras teses, a principal é a falha nos equipamentos”, disse o advogado ao G1. Além de rejeitar a hipótese de que os aparelhos do controle aéreo são obsoletos, a Aeronáutica descarta falha no transponder do Legacy. No relatório, os pilotos do Legacy Joe Lepore e Jan Paladino devem ser apontados como despreparados para comandar o avião de fabricação da Embraer. A falta de conhecimento levou ao desligamento do transponder. Segundo a apuração do G1, há registro de que os dois pilotos percebem que o aparelho está desligado e o religam minutos antes da colisão com o avião da Gol.

Acaso

Além das responsabilidades, o texto da Aeronáutica sobre a reconstituição do acidente mostra, segundo uma fonte disse ao G1, que o piloto do Boeing da Gol questionou sobre a possibilidade de voar a 41 mil pés para economizar combustível, mas acabou acatando a ordem da torre de Manaus de voar a 37 mil dizendo que, como o avião estava pesado, não teria tanto benefício viajar mais alto. Foi nessa altitude que houve o choque com o Legacy. As conclusões da investigação da Aeronáutica devem ser divulgadas somente em setembro. Antes, elas devem passar pela avaliação da Organização Internacional de Aviação Civil, com sede no Canadá. A assessoria de imprensa da FAB informou que as investigações continuam.

Homicídio culposo

Como a investigação não aponta um único responsável, ela pode beneficiar os controladores, que foram denunciados pelo Ministério Público Federal por homicídio culposo, assim como os norte-americanos. O juiz federal Murilo Mendes, da Vara Única de Sinop (MT), acatou a denúncia do MPF referente à tragédia do vôo 1907. “Não há crime dos controladores. Não tem ilícito no que eles fizeram. Eles estão sendo responsabilizados por uma conduta valorada pelo resultado”, disse Tomás de Souza. A defesa espera ter acesso ao inquérito da Aeronáutica em agosto.

CPI

O relator da CPI do Apagão Aéreo na Câmara, Marco Maia (PT-RS), disse que as informações da investigação da Aeronáutica constam de seu relatório que deve ser apresentado no dia 12 de julho. Ele, no entanto, pretende dar ênfase à responsabilidade dos pilotos. “Houve sucessão de erros que fica evidenciada na existência de falhas humanas, mas com responsabilidades diferentes entre os controladores e os pilotos. Eu continuo com forte convicção que os pilotos do Legacy têm mais responsabilidade porque eles cometeram falhas mais contundentes”, disse o deputado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul