Pular para o conteúdo principal

Pilotos querem auditoria independente no sistema aéreo

Vasconcelo Quadros
Brasil Digital

BRASÍLIA. Os pilotos comerciais estão irritados com o encaminhamento que vem sendo dado pelo governo à crise aérea e com a confusão de versões que vêm sendo divulgadas para tentar explicar a tragédia com o Airbus A-320 da TAM em Congonhas. Bem antes do acidente, o Sindicato Nacional dos Aeronautas, principal entidade da categoria, já vinha denunciando "o descaso" do Ministério da Defesa, da Infraero e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no cumprimento das normas de segurança de vôo.

Revoltados, mas contidos em decorrência do luto pelos colegas mortos, os pilotos vão iniciar um movimento para pressionar o governo por uma solução definitiva para a crise. Eles querem uma auditoria independente no sistema aéreo.

Os principais motivos da crise na aviação e da insegurança que tomou conta dos passageiros estão relacionados, segundo eles, à precária infraestrutura (as condições das pistas) do Aeroporto de Congonhas e à falta de informações confiáveis aos comandantes das aeronaves.

- Estão tirando o foco de onde ele precisa ficar. A questão de pousar ou não uma aeronave é uma gerência de risco que cabe ao piloto avaliar. O fato é que ele (o comandante do vôo 3054, Henrique Stephanini Di Sacco) não tinha as informações que as autoridades aeroportuárias deveriam fornecer com precisão, como os níveis de água na pista e de atrito - diz o assessor de segurança de vôo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Célio Eugênio de Abreu Júnior.

Segundo ele, as condições oferecidas por outros aeroportos, como Cumbica e Viracopos, tornam óbvia a constatação de que "alguma coisa falta em Congonhas" que as autoridades não haviam enxergado até a tragédia com o avião da TAM. Além de uma pista mais longa e, portanto, mais adequada a aviões de grande porte, Cumbica tem equipamentos de aproximação mais sofisticados, que permitem o pouso em condições de visibilidade bem mais reduzida do que em Congonhas.

A presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, a comissária Graziella Baggio, afirma que o principal pleito dos pilotos é a realização de uma auditoria externa que faça um diagnóstico real do sistema aéreo brasileiro e aponte as soluções de emergência e de longo prazo que precisam ser tomadas. Ela disse que as medidas anunciadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última sextafeira para Congonhas - redução de pousos, decolagens e de peso das aeronaves, proibição de uso da pista principal para vôos fretados, entre outras - já vinham sendo reivindicadas há vários anos pela categoria.

- O que precisamos com urgência é recuperar a credibilidade do sistema aéreo. Se tem falhas, elas precisam ser apontadas por uma auditoria independente, e solucionadas - afirma Graziella.

Ela lembra que uma das entidades internacionais credenciadas para esse tipo de trabalho, a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), fez o diagnóstico e apontou as soluções para restabelecer o sistema aéreo do Iraque depois da guerra.

- A crise não apareceu com o acidente da Gol e nem agora com o da TAM. Os dois acidentes apenas expuseram os problemas que já existiam há duas décadas - afirma.

Especialista em segurança de vôo, Abreu Júnior compara o sistema aéreo a um corpo humano debilitado.

- Se a pessoa tem colesterol alto, fuma e bebe, a probabilidade de sofrer um infarto é bem maior.

Ele chama a atenção para a necessidade de fazer um diagnóstico preciso sobre o setor aéreo.

- Os pilotos são auditados a cada seis meses pelas autoridades aeronáuticas e a todo momento pelos usuários. Somos a favor disso, mas quem audita as autoridades? - pergunta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul