Patrick Cruz e Carolina Mandl – Valor Online

O movimento de passageiros nos aeroportos de Salvador e Recife vai alcançar, com pelo menos oito anos de adiantamento, o limite previsto nas respectivas obras de ampliação. Esse estrangulamento que já se desenha é encarado como um dos potenciais pontos de entrave para o desenvolvimento da indústria do turismo no Nordeste.

O aeroporto de Salvador, responsável por cerca de 30% do movimento de passageiros no Nordeste, foi reformado em etapas que se estenderam de 1998 a 2001. Entre 2002 e o ano passado, o movimento cresceu mais de 48%, o que elevou de 3,8 milhões para 5,4 milhões o fluxo de passageiros no local. Se repetir o crescimento registrado entre 2005 e 2006, de pouco mais de 19%, o terminal atingirá neste ano a marca de 6,5 milhões de passageiros, volume que, segundo as projeções iniciais, seria alcançado apenas em 2015.

Em 2000, quando começou a ampliação do aeroporto Guararapes-Gylberto Freire, no Recife, a Infraero estimou que apenas em 2017 sua capacidade precisaria ser aumentada. Mas o fluxo de passageiros atropelou os planos. Agora, a expectativa é que já em 2009 o aeroporto atinja seu limite, recebendo 5 milhões de passageiros/ano. Só no ano passado passaram por lá 3,9 milhões de pessoas, o que representou um crescimento de 9,7% em relação a 2005. Se mantiver esse mesmo ritmo nos próximos anos, chegará a 2009 com 5,2 milhões de passageiros.

A primeira etapa das reformas em Salvador envolveu o acesso viário ao aeroporto. Na segunda, foram ampliados pátio e pistas - a maior, de 3.005 metros de extensão e a menor, de 1.520 metros. A fase final incluiu o aumento do terminal de passageiros, com a elevação de 27 para 65 do número de posições de check-in. Há hoje 110 lojas no local e praça de alimentação com 400 lugares.

Cercado por dunas e vegetação nativa, a distância do aeroporto até o centro da cidade é de 28 quilômetros e não há prédios altos nas redondezas do terminal. Para fazer frente ao crescimento acelerado de passageiros, grupos hoteleiros instalados no litoral norte do Estado começaram a discutir a construção de um aeroporto mais próximo dos empreendimentos - a Costa do Sauípe fica a 75 quilômetros do aeroporto de Salvador.

A Infraero informou, por meio de sua assessoria, que ainda não existe um projeto para as novas obras de ampliação do aeroporto no Recife, mas a intenção é reformar um antigo terminal no local. Com isso, ele poderia atender 7,2 milhões de passageiros. O aeroporto do Recife fica em meio à zona urbana, no bairro da Imbiribeira, ao lado de Boa Viagem, cartão-postal da cidade que concentra cem mil do 1,5 milhão de habitantes da cidade. Por dia, são 72 pousos e decolagens, usando a pista de 3.305 metros do aeroporto.

Post a Comment

header ads
header ads
header ads