Hot Posts

6/recent/ticker-posts

FAB fixa novas rotas para vôos de SP, Rio e Nordeste

Tânia Monteiro – Agência Estado

Brasília - Para tentar melhorar o fluxo aéreo, descongestionando o tráfego controlado pelo Cindacta-1, em Brasília, o Comando da Aeronáutica coloca em operação, a partir de amanhã os chamados tubulões, uma espécie de corredor especial de vôos entre Rio e São Paulo e o Nordeste do País. Estes vôos serão controlados apenas pelos militares da Defesa Aérea, que irão trabalhar com freqüências especiais de rádio durante a comunicação e rotas diferenciadas, sem passar pelo comando do Cindacta-1.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi informado, durante reunião no Planalto de avaliação da crise aérea, da entrada em operação deste novo sistema. Esta é uma das nove medidas do Plano de Contingência que a Aeronáutica elaborou para tentar vencer a crise no setor que está sendo implementada. A informação foi repassada pelo comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, que explicou ao presidente Lula como funcionarão as rotas alternativas especiais.

Estas rotas alternativas deveriam ter entrado em operação hoje, mas a FAB decidiu adiar para amanhã por ser dia de menor movimento. Com estes tubulões foram criadas "aerovias" especiais para os vôos que são de estados do Nordeste para o Rio e São Paulo possam ser feitos pelo oceano, sem precisar usar as tradicionais usadas normalmente pelo tráfego aéreo. As companhias aéreas já foram avisadas e os pilotos orientados para usarem as novas rotas.

Postar um comentário

0 Comentários