da Folha Online

Um avião da Pantanal derrapou às 12h43 desta segunda-feira ao pousar na recém-reformada pista principal do aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo). Os motivos do incidente deverão ser investigados. Chovia no momento do pouso. Não há registro de feridos.

De acordo com a Infraero (estatal que administra os aeroportos do país), a aeronave havia decolado em Araçatuba (530 km a noroeste de São Paulo) e feito uma escala em Bauru (343 km a noroeste de São Paulo), antes de pousar em Congonhas. A assessoria de imprensa da empresa não foi localizada para dar informações sobre a lotação do vôo ou sobre o estado de conservação do avião.

Devido à derrapagem, a pista principal de Congonhas ficou interditada até as 13h02.

Entre o final do ano passado e o começo deste, Congonhas registrou casos de derrapagens de aeronaves devido ao mau estado de conservação de suas pistas. No final de fevereiro, a pista auxiliar entrou em reforma. Durante este período, a pista principal era fechada sempre que chovia forte, pois seu estado ainda era ruim.

Os trabalhos na recuperação da pista auxiliar duraram cerca de 70 dias. Logo começaram as obras na pista principal, que duraram mais 45 dias. Ela foi liberada no último dia 30 de junho.

Situação

O mau tempo prejudicou as operações nos aeroportos internacionais Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), Tom Jobim, no Rio, e de Cumbica, em Guarulhos (SP), nesta manhã. O terminal gaúcho chegou a ser fechado para pousos e decolagens. Os outros dois operaram por instrumentos durante toda a manhã.

Mesmo com o fechamento, o Salgado Filho funcionava normalmente às 13h, de acordo com a Infraero. No Tom Jobim havia mais de dez decolagens atrasadas em mais de uma hora e, em Guarulhos, havia quatro decolagens atrasadas em mais de uma hora, ainda às 13h.

Post a Comment

header ads
header ads
header ads