da Folha Online
O Comando da Aeronáutica informou neste sábado que ativou, às 12h, o terceiro corredor de Defesa Aérea com o objetivo de aliviar o volume de tráfegos no Centro-Brasília (Nordeste com destino a São Paulo). O novo corredor ficará no Cindacta 1 (Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), que controla a maioria dos vôos do País.
Segundo o comunicado da Força Aérea Brasileira, "as aeronaves que usam esses corredores voam em um espaço aéreo exclusivo, restrito, com freqüências de comunicações reservadas, onde não há cruzamentos, separadas em nível e em distância, como voam as aeronaves militares, e sob a coordenação de controladores do COPM 1 (Primeiro Centro de Operações Militares), o 'braço' de defesa aérea do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro".
Ainda de acordo com o comunicado, o último relatório do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA) indica que o sistema de controle do espaço aéreo funcionava "normalmente e sem nenhum tipo de restrição em todo o país" na manhã deste sábado.