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Gol entrega à Anac plano para a Varig

Expectativa é de que parecer sobre a compra seja anunciado nesta quarta-feira. Gol anunciou a compra da Varig por US$ 320 milhões na semana passada.

Do G1, em São Paulo, com informações da Agência Estado

O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Junior, entregou nesta terça-feira (4), à diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o seu plano de negócios para a Varig. O plano começou a ser analisado durante a reunião semanal da diretoria da agência, realizada em Brasília. Mas a reunião não foi conclusiva e a expectativa é de que o parecer sobre a compra da Varig pela Gol seja anunciado nesta quarta-feira. Segundo fontes em Brasília, a Anac não deverá fazer restrições ao negócio.

A Gol anunciou a compra da Varig por US$ 320 milhões na semana passada, durante uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e cinco ministros. Na ocasião, Lula pediu ao diretor-presidente da Anac, Milton Zuanazzi, que fosse rápido na apreciação do negócio.

Além da autorização da Anac, a compra da Varig precisa passar pelo crivo do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Pelos planos anunciados, as duas empresas serão geridas de forma independente. A Gol promete manter a marca Varig tanto no mercado doméstico como no internacional. As duas marcas explorarão nichos diferentes de mercado, mas aproveitarão todas as sinergias possíveis em termos de operação. A frota será similar (Boeing 737), permitindo, eventualmente, que a tripulação de uma companhia venha a operar na outra.

Frota da Varig vai dobrar

Após o anúncio da compra, a Gol informou também que dobrará a frota da Varig das atuais 17 aeronaves para 34 jatos, todos da Boeing, sendo 20 modelos 737 e 14 aviões 767. Essa frota permitirá à Varig voar para 12 destinos internacionais: Frankfurt, Londres, Madrid, Milão e Paris, na Europa; Miami, Nova York e Cidade do México, na América do Norte; e Buenos Aires, Santiago, Bogotá e Caracas, na América do Sul.

Em rotas internacionais de longa distância e em mercados de alto tráfego na América do Sul, a Varig irá voar com duas classes, econômica e executiva.

A Varig terá vôos diretos e os cinco milhões de clientes que participam do programa de milhagem Smiles continuarão com os mesmos serviços.

No mercado doméstico a Varig vai operar com uma única classe, priorizando as ligações entre os principais centros econômicos do país, tendo como principais bases de operação os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, e Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro.

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