Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Pilotos do Legacy tiveram problemas para falar com controle aéreo

da Folha Online

Os diálogos gravados na caixa-preta do Legacy que bateu no Boeing da Gol e provocoua queda dele, em setembro passado, revelam que os pilotos Joseph Lepore e Jan Paladino tiveram problemas para compreender o que os controladores de tráfego aéreo brasileiros diziam, provavelmente devido ao idioma.

Trechos da transcrição foram divulgados neste domingo pela Folha, em reportagem da colunista Eliane Cantanhêde (exclusivo para assinantes).

O acidente, que matou 154 pessoas, é considerado o maior da história aeronáutica brasileira.

Em um dos trechos destacados na reportagem, os pilotos reclamam de, às vezes, receber uma "resposta simples". Confira parte do diálogo (os pilotos, na transcrição, são identificados como Hot 1 e Hot 2):

"Hot 1 - Eu quero dizer que algumas vezes eles nos dão uma resposta simples como... nós estávamos tentando pegar uma altitude antes de partirmos e houve isso. (...) Isso fica difícil alguma vezes...

Hot 2 - Ah, eles apenas ficam dizendo, voe partida Oren.

Hot 1 - Sim."

Em outro momento, as dificuldades de comunicação impediram, por três vezes, que os pilotos esclarecessem a que altitude deveriam estar. Quando colidiram com o Boeing, eles estavam a 37 mil pés de altitude mas, conforme o plano de vôo, deveriam estar a 36 mil pés.

Outro diálogo revelado pela Folha mostra que os pilotos queriam realizar manobras com o Legacy, mas desistiram porque os executivos da empresa de táxi aéreo para a qual os dois trabalham --e que é proprietária do jato-- estavam a bordo. Leia o trecho:

"Hot 1 - Estou com medo de brincar com essa coisa (...)

Hot 2 - Nós faremos isso quando formos para Lauderdale[...]

Hot 2 - Nós temos que passar por esse vôo para criarmos confiança. Então, nós não podemos nada. As primeiras impressões deveriam ser tudo.

Hot 1 - Geralmente são."

Postar um comentário

0 Comentários