Pular para o conteúdo principal

EADS e Dassault Aviation saem da Embraer

Nelson Düring

Em 24 de janeiro, a Dassault Aviation, a European Aeronautic Defense and Space - EADS e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, através de sua subsidiária BNDES Participações, anunciaram a intenção de vender ações de sua propriedade da Embraer, juntando-se aos fundos de pensão Previ, do Banco do Brasil, e Sistel, das empresas de telefonia, que em 19 de dezembro de 2006 já haviam informado ao mercado a intenção de alienar parte das ações de sua titularidade.

A grande novidade da atualização da oferta foi a decisão da Dassault Aviation e da EADS em vender a totalidade das ações que detêm da companhia brasileira, conforme informado na página 139 do prospecto preliminar da oferta protocolado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em 24 de janeiro (documento com 671 páginas). De acordo com o prospecto, documento que contém informações das companhias vendedoras, da Embraer e da oferta, em 16 de janeiro de 2007, a EADS e a Dassault Aviation detinham cada uma 2,1% do total de ações da Embraer, representando um total de 15.697.318 ações ordinárias da companhia brasileira.

O preço das ações a serem alienadas ainda não foi definido, mas considerando-se o valor atual dos papéis na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e a quantidade de ações ofertadas, 72.903.806, a oferta dos acionistas vendedores deverá superar R$ 1,6 bilhões. Deste valor, a EADS e a Dassault deverão arrecadar cerca de R$ 335 milhões.

Dos quatro acionistas estratégicos europeus - Aerospatiale Matra, atualmente EADS, Dassault Aviation, Thomson-CSF, atualmente Thales, e SNECMA, atualmente Safran - que haviam adquirido 20% das ações em circulação da Embraer em 5 de novembro de 1999 com evidentes interesses no Programa F-X, restará após a oferta de ações apenas a Safran, que possui 1,1% do total de ações da Embraer. A Thales já havia alienado no final de setembro de 2006 todas as ações que detinha da companhia.

Com a operação de reestruturação societária da Embraer levada a cabo no primeiro semestre de 2006, os acionistas estratégicos europeus perderam o direito a nomear dois membros para o Conselho de Administração da companhia, direito este que era garantido por meio de acordo de acionistas. Outras mudanças trazidas pela reestruturação societária foram a manutenção de apenas um único tipo de ação da empresa, do tipo ordinária, que dá aos seus titulares o direito de voto, e a limitação do poder de voto de todos os acionistas até o máximo de 5% das ações detidas, o que representou, juntamente com a perda do direito das nomeações para o Conselho de Administração, a pulverização do poder de controle da Embraer.

Na prática, a reestruturação societária significou a quase que completa eliminação dos poderes dos acionistas estratégicos europeus na tomada de decisões estratégicas da Embraer, o que levou a alguns analistas a considerarem a reestruturação levada a efeito por Maurício Botelho e o Chief Financial Officer (CFO) da companhia, Antonio Luiz Pizarro Manso como umpequeno "coup d´etat".

Com a venda, a EADS se desfaz de seu maior ativo industrial na América Latina, permanecendo no Brasil com participações acionárias na Helibrás (helicópteros) e na Equatorial Sistemas Espaciais (espaço). Comentários de bastidores, no entanto, dão conta de que o grupo europeu estaria negociando a aquisição de participação em uma empresa brasileira do setor de defesa.

A saída da Dassault Aviation, por sua vez, levanta dúvidas quanto ao futuro do Programa FX-2...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul