Pular para o conteúdo principal

PF deverá culpar pilotos, radares e controladores por acidente aéreo

LEONARDO SOUZA
da Folha de S.Paulo, em Brasília

O inquérito da Polícia Federal sobre o choque entre o avião da Gol e o jatinho norte-americano, que resultou na morte de 154 pessoas em 29 de setembro, caminha para a responsabilização de vários envolvidos no acidente, incluindo controladores de vôo e tripulantes do Legacy, além de ressaltar as falhas existentes nos sistemas de radar da Aeronáutica.

Segundo a Folha apurou, o delegado encarregado do caso, Renato Sayão, considera que não houve uma única falha nem um único culpado, mas uma série de "vetores causais" que levaram à colisão entre as duas aeronaves.

No caso dos pilotos do jatinho, eles deveriam ter seguido o plano de vôo ou ter insistido no contato com o centro de controle de Brasília, ao sobrevoar a cidade, para mudar de altitude para Manaus.

37 mil pés

Após deixar São José dos Campos, o Legacy seguiu em 37 mil pés até se chocar com o Boeing, em Mato Grosso, desrespeitando o plano de vôo que previa uma descida até 36 mil pés após Brasília e a subida a 38 mil pés pouco antes da colisão. Os pilotos do jato alegam que receberam autorização para voar em 37 mil até Manaus.

De acordo com depoimentos colhidos pela Polícia Federal, um dos controladores de vôo não percebeu que o sistema corrigiu automaticamente o plano de vôo virtual do Legacy quando este passou por Brasília, mostrando altitudes previstas e não as que estavam efetivamente sendo voadas.

Por uma coincidência trágica, o "transponder" (equipamento que permite comunicação precisa com radares) do jato ficou inoperante naquele momento-tirando do sistema dados sobre sua altitude.

Um dos controladores de plantão em Brasília no dia do acidente afirmou que não ordenou a mudança na altitude do Legacy porque achava que o jatinho estava em 36 mil pés, como previa o plano de vôo, e "porque não havia outro tráfego [avião] nas proximidades". O Boeing da Gol, porém, vinha em sentido contrário.

Um terceiro fator é que o sistema de radares da Aeronáutica apresenta falhas na região entre Mato Grosso e Manaus, onde há "áreas cegas" --a passagem de aeronaves não é captada devidamente.

Em resumo, na visão da PF, o acidente não teria ocorrido se: 1 - Os tripulantes do Legacy tivessem respeitado o plano de vôo ou insistido no contato com o centro de Brasília; 2 - Os controladores de vôo tivessem detectado que o Legacy voava a uma altitude não prevista. Dessa forma, mesmo sem conseguir entrar em contato com o jatinho, poderiam ter avisado ao Boeing da Gol para que desviasse da rota; 3 - Se não houvesse "áreas cegas" entre os radares, os controladores de vôo poderiam ter detectado com mais facilidade que o jatinho não se encontrava na altitude prevista no plano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul