'Nascemos de novo', diz passageiro de avião que teve fogo em turbina em SP

Avião da Latam que seguia para Belo Horizonte teve incêndio em uma turbina quando iria decolar do Aeroporto de Congonhas.


Por G1 São Paulo


Passageiros que estava no voo da Latam que teve problemas ao tentar decolar do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na tarde desta quarta-feira (22) disseram à GloboNews que o avião 'rabeou' depois que a turbina do lado direito começou a pegar fogo. Eles destacaram que o piloto conseguiu controlar a aeronave na pista. "Foi uma eternidade até o avião parar", afirmou o passageiro Wilson Pereira. "Nós nascemos hoje de novo." 

Resultado de imagem para latam congonhas
Avião da Latam pegou fogo na pista do aeroporto de Congonhas Foto: Reprodução Facebok Vania Maria Freitas

Ele seguia para Belo Horizonte e disse que nunca pensou que passaria por uma situação assim. "Quando acelerou e que deu o estouro, o avião começou a rabear", disse Pereira. "Eu pensei que fosse pneu estourado. O pessoal falando que tinha pegado fogo na turbina."

Segundo o passageiro, ao explicar o que tinha acontecido o piloto estava com a voz muito trêmula. "Vimos nossa vida por cinco segundos. Se tivesse mais em velocidade não pararia, não daria mais tempo. Foram cinco segundos que salvaram a gente. Liguei para a minha filha e ela começou a chorar do outro lado."

A passageira Cristina Guerreiro disse que algumas pessoas entraram em pânico durante o incidente. "Uma moça começou a chorar, mas logo se acalmou. Ficamos um longo tempo esperando até chegarem os bombeiros e a ambulância e jogarem espuma na turbina."

A pedagoga Solange Monteiro agradeceu o fato de o piloto não ter feito o avião levantar voo. "Graças a Deus o avião não subiu".

O problema aconteceu às 18h48 desta quarta-feira (22). O aeroporto chegou a ficar fechado para pousos e decolagens, mas foi reaberto às 20h07. Todos os passageiros estão bem.

Os bombeiros fizeram o procedimento de resfriamento do equipamento. A aeronave foi rebocada para os passageiros desembarcarem.

Segundo a Latam, o voo JJ3264 iria a Confins, Belo Horizonte, e decolaria às 17h40. O princípio de incêndio ocorreu em uma das turbinas durante o procedimento de decolagem. A companhia ainda afirma que abriu um processo para investigar as causas do incidente e que dará "toda a assistência necessária" aos passageiros.

"Estavam a bordo da aeronave, o Airbus A320 de matrícula PT-MZY, 131 passageiros e 6 tripulantes, e todos foram desembarcados com segurança. Não houve feridos, e a companhia está prestando toda a assistência necessária aos clientes", acrescenta a nota.

"A empresa está oferecendo opções de reacomodação aos passageiros, e os que optaram por seguir para Belo Horizonte ainda esta noite poderão embarcar no aeroporto de Congonhas no voo JJ 3226, com decolagem prevista para as 22h30 com destino a Belo Horizonte/Confins."


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Embraer e Japan Airlines estendem programa de peças de reposição da frota de E-Jets

Aviação russa fará voo de observação sobre os EUA