FAB confirmou que o avião tinha equipamento de gravação de voz.Queda matou ministro do Supremo Tribunal Federal e outras quatro pessoas.


Do G1 Sul do Rio e Costa Verde

O Ministério Público Federal em Angra dos Reis (RJ) pediu nesta sexta-feira (20) à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) possíveis gravações de conversas do piloto do avião que caiu no mar de Paraty (RJ) matando cinco pessoas nesta quinta-feira (19). Entre as vítimas está o ministro do Supremo Tribunal Federal e relator da Operação Lava Jato, Teori Zavascki.

GNews - Bombeiros Paraty (Foto: Reprodução/GloboNews)
Bombeiros durante resgate dos corpos no mar de Paraty (Foto: Reprodução/GloboNews)

Não há torre de controle no aeroporto em que a aeronave pousaria, mas o piloto pode ter feito contato com outras aeronaves durante os últimos momentos antes da queda. A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que o avião tinha um equipamento chamado "voice recorder", ou seja, um gravador de voz.

Estão sendo requisitados ainda documentos relativos à manutenção da aeronave. Provas testemunhais no local do acidente também estão sendo recolhidas em uma ação conjunta com a Polícia Federal. Outras diligências ainda serão determinadas até o fim do dia.

A Anac adiantou que a documentação da aeronave estava regular. O certificado era válido até abril de 2022, e inspeção da manutenção (anual) estava válida até abril de 2017.

Um inquérito para apurar as causas do acidente foi aberto pelo MPF na noite de quinta-feira. A investigação foi iniciada pela procuradora da República Cristina Nascimento de Melo. A Polícia Federal também vai apurar o acidente. O inquérito está sob responsabilidade do delegado chefe da PF em Angra, Adriano Antonio Soares.

Todos os corpos são retirados da água

Os dois últimos corpos foram retirados da água no fim da manhã desta sexta-feira. Trata-se do piloto do avião, Osmar Rodrigues, e de uma das mulheres, que estava presa nas ferragens da aeronave.

Cinco pessoas morreram na queda do avião:

- Teori Zavascki, ministro do Supremo Tribunal Federal
- Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, empresário
- Osmar Rodrigues, piloto do avião
- Maira Lidiane Panas Helatczuk, massoterapeuta de Filgueiras
- Maria Ilda Panas, mãe de Maira

A identidade das duas mulheres foi confirmada pelo Hotel Emiliano, o proprietário do avião, nesta sexta-feira.

Equipes já tinham recuperado os corpos de Teori, do empresário e de uma das mulheres. Eles chegaram no início desta madrugada ao Instituto Médico Legal (IML) de Angra dos Reis para perícia. As duas últimas vítimas foram levadas para um centro de apoio montado em uma marina às margens da rodovia Rio-Santos. Depois, também serão encaminhadas ao IML.

Homens da Marinha, Aeronáutica e Bombeiros trabalharam nas buscas dos corpos. Os militares realizaram uma operação para estabilizar a aeronave, que tinha parte submersa. Ainda nesta sexta, a operação deve fazer o içamento da aeronave. Não chove nesta manhã em Paraty, mas o tempo permanece nublado.

Post a Comment

header ads
header ads
header ads