Campinas tem melhor aeroporto; Cuiabá, o pior, diz pesquisa da SAC

SAC ouviu passageiros dos 15 maiores terminais do país no 1º trimestre.

Índice geral de satisfação com aeroportos ficou em 86% no período.


Laís Alegretti | G1, em Brasília

O aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), foi eleito o melhor do país em pesquisa com passageiros dos 15 maiores aeroportos do país realizada no primeiro trimestre de 2016 pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). O mais mal avaliado foi o aeroporto de Cuiabá, no Mato Grosso.



Veja abaixo o ranking completo com as respectivas notas gerais de satisfação do passageiro (de 1 a 5) em cada aeroporto:

1. Campinas: 4,64
2. Curitiba: 4,51
3. Guarulhos: 4,44
4. Fortaleza: 4,37
5. Recife: 4,35
6. Natal: 4,33
7. Manaus: 4,33
8. Brasília: 4,22
9. Santos Dumont (Rio): 4,18
10. Porto Alegre: 4,17
11. Confins (Minas): 4,13
12. Congonhas (São Paulo): 4,12
13. Galeão (Rio): 3,92
14. Salvador: 3,71
15. Cuiabá: 3,29

A pesquisa ouviu 13.830 passageiros que passaram pelos aeroportos entre janeiro e março de 2016. Desse total, 8.776 passageiros eram de voos domésticos e 5.054 de voos internacionais.

Parte dos 15 aeroportos está sob administração privada (como o próprio Viracopos) e outros são operados pela estatal Infraero (caso do de Cuiabá).

Maior nota


Os passageiros avaliam na pesquisa 38 itens e serviços do aeroporto, como tempo de espera em fila de check-in e na restituição de bagagem, limpeza dos banheiros e preço da comida vendida dentro do terminal.

Para cada um desses itens, a pessoa dá notas de 1 a 5. E, com base nelas, a SAC atribui uma nota média para os aeroportos.

No estudo mais recente, que o governo divulga nesta sexta-feira (29), Viracopos, em Campinas, recebeu uma nota 4,64 e foi o mais bem avaliado. Essa foi, segundo a SAC, a maior nota já alcançada por um aeroporto na pesquisa trimestral, que teve início em 2013.

Os cinco itens sobre os quais os entrevistados demonstraram maior satisfação em Viracopos foram: tempo de fila no check-in, cordialidade dos funcionários da imigração, tempo de fila na imigração, cordialidade dos funcionários da aduana e cordialidade dos funcionários da emigração.

Em 23 de abril – após a realização da pesquisa –, o aeroporto inaugurou um novo terminal, que tem capacidade para atender 25 milhões de passageiros/ano.

Viracopos foi concedido à iniciativa privada em 2012, na mesma época que os aeroportos de Guarulhos e Brasília.

Cuiabá


De acordo com a pesquisa, o aeroporto de Cuiabá recebeu nota 3,29, a mais baixa entre os 15. Os cinco itens sobre os quais os entrevistados demonstraram menor satisfação em Cuiabá foram: custo-benefício do estacionamento, custo-benefício dos produtos de lanchonetes e restaurantes, qualidade da internet, quantidade de estabelecimentos comerciais e custo-benefício dos produtos comerciais.

Procurada pelo G1, a Infraero, responsável pela administração do aeroporto de Cuiabá, informou que as obras de reforma e ampliação foram retomadas em outubro.

"Com a conclusão dos trabalhos, o terminal de passageiros passará dos atuais 8,5 mil m² para 14,5 mil m², ampliando sua capacidade de 2,5 milhões de passageiros/ano para 5,7 milhões de embarques e desembarques/ano. Após a reforma, o terminal contará com um moderno sistema de ar condicionado e pontes de embarque", informou a Infraero.

A estatal disse, ainda, que "todas as avaliações são importantes para aprimorar os processos existentes no aeroporto" e informou que vai analisar os resultados da pesquisa.

Ranking


Atrás de Viracopos, ficaram os aeroportos de Curitiba – que ocupava o posto de melhor aeroporto na pesquisa anterior –, Guarulhos, Fortaleza e Recife.

A pesquisa aponta, ainda, que a satisfação geral dos passageiros bateu recorde e ficou em 86%.

Essa é a parcela de entrevistados que classificou os serviços aeroportuários brasileiros como "bons" ou "muito bons" nesses 15 maiores aeroportos, que movimentam 80% do fluxo de passageiros no país.



Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Avião de pequeno porte cai no mar em Paraty, na Costa Verde do Rio

American Airlines não leva brasileiros para réveillon em Nova Iorque

4 ficam feridos em pouso brusco de helicóptero na plataforma da Petrobrás