O Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA) conduz uma das últimas etapas para liberar voos em dias sem visibilidade
Diário Catarinense
Esta semana, militares do Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA) iniciaram uma vistoria no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, no Sul do Estado. O procedimento é uma das etapas finais do processo de homologação IFR (Procedimentos em Instrumentos) para que o aeroporto opere em dias sem visibilidade.
Primeiro voo comercial do Aeroporto de Jaguaruna acontece em meio a protestos Aeroporto de Jaguaruna é aprovado em áreas inspecionadas e recebe elogios da Anac
— A vinda desses militares é para identificar obstáculos naturais que possam interferir nos procedimentos IFR, principalmente os morros ao redor do aeródromo — disse o gerente de navegação aérea da RDL Aeroportos, Pedro Luis Machado.
Na primeira semana de setembro, acontecem reuniões entre oficiais do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) e do ICA, além de representantes dos aeroportos de Jaguaruna e de Forquilhinha, para fechar um acordo operacional.
— Esse encontro é fundamental e tem dois objetivos. Um é analisar os instrumentos dos dois aeroportos, para que seja feito um ajuste que não interfira no existente de Forquilhinha. Também será feita uma carta de acordo operacional para as futuras coordenações de tráfego aéreo entre os dois aeroportos, que são próximos — completa Machado.
A expectativa é de que até o fim deste ano aconteça a homologação por instrumentos em Jaguaruna. A operação dá mais segurança aos voos, que passam a ter orientação por instrumentos de bordo e deixam de depender apenas da visibilidade exterior à aeronave. Além de driblar as condições climáticas, o procedimento dá mais segurança em voos noturnos. Hoje, o aeroporto opera com voos diários da TAM, de Jaguaruna ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Aprovado pela Anac
Em junho, o aeroporto passou por quatro dias de vistoria de técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que não emitiram nenhuma notificação. Todas as áreas inspecionadas, como Manutenção aeroportuária, Operações aeroportuárias e SESCINC (Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis), foram aprovadas.
O próximo passo é o voo por instrumentos conduzido pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) do ICA. Após este voo, o próprio ICA faz a publicação final das Cartas de Procedimentos por Instrumento, liberando o procedimento IFR para a comunidade aeronáutica.
A vistoria da Anac estava prevista para antes da inauguração do empreendimento, que aconteceu em abril de 2014. Desde o início da operação comercial da TAM, em 27 de abril deste ano, o aeroporto teve de cancelar pousos ou decolagens por falta de visibilidade devido ao mau tempo.