Às 15h, 52 voos estavam atrasados.
Aeroporto chegou a ficar totalmente fechado às 7h40.
Mariucha Machado
Do G1 Rio
Pelo segundo dia consecutivo a forte neblina atrapalhou o funcionamento do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio. O terminal ficou completamente fechado por aproximadamente 30 minutos nesta segunda (13), entre 7h e 8h. Segundo a assessoria do aeroporto, às 15h os voos eram operados no visual para pousos e decolagens. E segundo a Infraero, no mesmo horário, haviam 52 atrasados e 22 cancelados.
O saguão do aeroporto estava lotado às 10h30 e, com o terminal cheio, passageiros diziam que o aparelho de ar condicionado não estava dando vazão. Funcionários da Infraero tentavam organizar as longas filas que se formavam nos balcões de check-in, mas muitos passageiros reclamavam da falta de informação.
"Isso aqui é uma zona generalizada, ninguém sabe informar quando será o voo, dar uma previsão", queixou-se o advogado Marcos Soares.
"Eu não sei o que eu faço, eu preciso saber o que acontece se eu for embora, eu perco a minha passagem? Eu estou perdendo coisas importante, nesse aeroporto não tem nem Wi-fi", reclamou o passageiro João Neves.
No domingo (12), o aeroporto ficou fechado por quatro horas por causa do forte nevoeiro. Segundo a meteorologia, uma frente fria está se aproximado do estado e está provocando o fenômeno.
Nesta segunda, o aeroporto ficou fechado porque, devido ao nevoeiro, estava abaixo das condições mínimas de segurança desde o início das operações, às 5h. O equipamento usado quando o aeroporto está funcionando por instrumentos é o Instrument Landing Sistem (ILS). Após a orientação da torre, cabe o piloto decidir se quer ou não fazer o pouso.
Até as 8h, seis voos da Tam haviam sido desviados, sendo cinco chegadas e uma partida, e o saguão de embarque tinha movimento intenso, com filas de check-in. O Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, funcionava com o auxílio de instrumentos para pousos e decolagens no início da manhã.
Segundo a assessoria de imprensa da Infraero, o Santos Dumont ficou fechado por 53 horas e 12 minutos em 2013; o número corresponde a 0,8% do total de operações do ano. Entre os meses de janeiro e setembro de 2014, o aeroporto operou abaixo dos mínimos por 17 horas e 30 minutos.
Quando um aeroporto opera “abaixo dos mínimos” significa que, segundo a torre de controle local, as condições de visibilidade e altura estão abaixo do mínimo ideal para realização de operações de pouso e decolagem. A operação por instrumento significa que pousos e decolagens são realizados com o auxílio de instrumentos de navegação aérea.
Segunda-feira quente
Pelo segundo dia consecutivo a forte neblina atrapalhou o funcionamento do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio. O terminal ficou completamente fechado por aproximadamente 30 minutos nesta segunda (13), entre 7h e 8h. Segundo a assessoria do aeroporto, às 15h os voos eram operados no visual para pousos e decolagens. E segundo a Infraero, no mesmo horário, haviam 52 atrasados e 22 cancelados.
O saguão do aeroporto estava lotado às 10h30 e, com o terminal cheio, passageiros diziam que o aparelho de ar condicionado não estava dando vazão. Funcionários da Infraero tentavam organizar as longas filas que se formavam nos balcões de check-in, mas muitos passageiros reclamavam da falta de informação.
"Isso aqui é uma zona generalizada, ninguém sabe informar quando será o voo, dar uma previsão", queixou-se o advogado Marcos Soares.
"Eu não sei o que eu faço, eu preciso saber o que acontece se eu for embora, eu perco a minha passagem? Eu estou perdendo coisas importante, nesse aeroporto não tem nem Wi-fi", reclamou o passageiro João Neves.
No domingo (12), o aeroporto ficou fechado por quatro horas por causa do forte nevoeiro. Segundo a meteorologia, uma frente fria está se aproximado do estado e está provocando o fenômeno.
Nesta segunda, o aeroporto ficou fechado porque, devido ao nevoeiro, estava abaixo das condições mínimas de segurança desde o início das operações, às 5h. O equipamento usado quando o aeroporto está funcionando por instrumentos é o Instrument Landing Sistem (ILS). Após a orientação da torre, cabe o piloto decidir se quer ou não fazer o pouso.
Até as 8h, seis voos da Tam haviam sido desviados, sendo cinco chegadas e uma partida, e o saguão de embarque tinha movimento intenso, com filas de check-in. O Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, funcionava com o auxílio de instrumentos para pousos e decolagens no início da manhã.
Segundo a assessoria de imprensa da Infraero, o Santos Dumont ficou fechado por 53 horas e 12 minutos em 2013; o número corresponde a 0,8% do total de operações do ano. Entre os meses de janeiro e setembro de 2014, o aeroporto operou abaixo dos mínimos por 17 horas e 30 minutos.
Quando um aeroporto opera “abaixo dos mínimos” significa que, segundo a torre de controle local, as condições de visibilidade e altura estão abaixo do mínimo ideal para realização de operações de pouso e decolagem. A operação por instrumento significa que pousos e decolagens são realizados com o auxílio de instrumentos de navegação aérea.
Segunda-feira quente
A temperatura máxima na capital fluminense nesta segunda será de 37ºC e o calor já começava a incomodar os passageiros de manhã. "Não está um calorão, mas podia estar mais fresquinho. Hoje está cheio demais aqui [aeroporto]", contou a administradora Suely Bastos.
No domingo, o Santos Dumont amanheceu fechado para pousos e decolagens por causa do forte nevoeiro na cidade. Durante a manhã, cerca de cinco voos haviam sido cancelados. Não saíram do Santos Dumont aviões para Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Campinas. Já o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), operava por instrumentos para pousos e decolagens.
Orientação
Em razão dos fechamentos do Santos Dumont, a GOL orienta os clientes dos voos que partem ou se destinam a este aeroporto nesta segunda a entrarem em contato com o SAC pelo telefone 0800 704 0465 para verificar a situação de seus voos.
A companhia reitera que os clientes podem optar por remarcação dos voos sem taxas ou solicitarem reembolso integral de suas passagens pelo telefone (0300-1152121) ou internet (www.voegol.com.br).