Pular para o conteúdo principal

Com 3 cômodos e mordomo, cabine de luxo em voo da Etihad custará R$ 46 mil para casal

Avião da Etihad terá espaço VIP com quarto de casal, banheiro e sala.
'Mordomos do ar' acabam de ser treinados; voos começarão em dezembro.


Do G1, em São Paulo

Quarto com cama de casal e banheiro, sala de estar, duas TVs de LCD, poltronas de couro italiano. Parece uma suíte de hotel, mas é a nova cabine de luxo dos voos da companhia aérea Etihad Airways.

A suíte da nova cabine de luxo (Foto: Etihad/Divulgação)A suíte da nova cabine de luxo (Foto: Etihad/Divulgação)

A empresa de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, criou a primeira cabine com três cômodos em aviões comerciais no mundo. Chamada de The Residence, ela é composta por sala de estar, quarto de casal e banheiro com chuveiro.

Passageiros para os quais nem a primeira classe é suficiente poderão reservar essa suíte dos ares a partir de dezembro. O preço deve ficar entre R$ 21 mil a R$ 23 mil, por passageiro -- no caso de um casal, portanto, pode sair por R$ 46 mil.

Mordomos

Para atender aos “passageiros VIP” que contratarão o serviço -, um grupo de 13 funcionários acaba de concluir um treinamento para se tornarem “mordomos do ar”.

A turma de funcionários no curso para se tornarem 'mordomos do ar' (Foto: Etihad/Divulgação)A turma de funcionários no curso para se tornarem 'mordomos do ar' (Foto: Etihad/Divulgação)

Eles tiveram aulas teóricas na London School of Hospitality e treinamento prático com o mordomo chefe do hotel Savoy, em Londres – o estabelecimento de luxo tem sua própria escola voltada para formar profissionais que mesclam “a discrição de um mordomo inglês tradicional com a eficiência de um assistente pessoal do século 21”, segundo o coordenador.

Os cursos focaram em etiqueta e protocolo, habilidades de camareiro e serviços de concierge. Além de ficar à disposição exclusivamente do passageiro – ou do casal – que estiver na nova cabine durante o voo, eles poderão ajudar a reservar limusines de luxo para traslados e criar o menu da viagem sob medida com antecedência.

Couro italiano e TV de LCD

A cabine tripla tem 11 metros quadrados e ficará no segundo piso na parte dianteira de aeronaves Airbus A380. A sala de estar tem sofá reclinável de dois lugares, feitos em couro italiano, mesa de jantar, minibar e TV de 32 polegadas.

A sala de estar tem poltronas de couro italiano que reclinam e fazem massagem (Foto: Etihad/Divulgação)Imagemd e divulgação da sala de estar, que tem poltronas de couro italiano que reclinam e fazem massagem (Foto: Etihad/Divulgação)

Um controle permite deitar ou levantar as poltronas retráteis, ativar o sistema embutido de massagem, controlar a luz do ambiente e a sombra da janela.

Separado por uma porta com corredor fica o quarto, com cama de casal com lençóis feitos sob medida, criado-mudo, guarda-roupa, compartimento para bagagem e TV de 27 polegadas. O banheiro fica acoplado ao quarto e só pode ser usado pelos passageiros dessa cabine.

O voo inaugural da nova cabine será dia 27 de dezembro deste ano, entre Abu Dhabi e Londres. Em 2015, mais três aeronaves terão a suíte VIP. Elas farão a rota entre Abu Dhabi e Sydney, Nova York e Paris.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul