Pular para o conteúdo principal

Brasil tem 2 aeroportos entre piores da América Latina em ranking mundial

Guarulhos e Galeão ficaram entre os piores na lista regional de premiação.
Aeroporto eleito o melhor do mundo parece shopping e o pior, uma prisão.


Do G1, em São Paulo

Dois aeroportos brasileiros ficaram entre os piores da América Latina em um ranking internacional. Na lista de melhores e piores aeroportos do mundo, feita anualmente pelo site Sleeping in Airports, o Aeroporto Internacional de Guarulhos ficou em terceiro lugar e o do Galeão, no Rio, em décimo na lista que reúne os piores da América do Sul, América Central e Caribe.

Movimentação intensa de passageiros no aeroporto de Cumbica em Guarulhos (SP), durante a manhã. (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo)Fila no check-in do Aeroporto de Guarulhos, em SP; terminais lotados foi um dos critérios para eleger os piores (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo)

A premiação, que usou como base a votação de usuários entre setembro de 2013 e agosto de 2014, levou em conta os serviços, a conveniência, a limpeza e o atendimento ao consumidor.

O aeroporto internacional Simon Bolívar, em Caracas, Venezuela, foi considerado o pior da América Latina e o de Lima, no Peru, o melhor. O Brasil não teve nenhum representante na lista dos melhores.

Na premiação mundial, o Aeroporto de Changi, na Cingapura foi eleito o melhor do mundo e o de Islamabad, no Paquistão, o pior de todos. 

VEJA LISTA DOS MELHORES E PIORES NO FIM DA REPORTAGEM.

Segundo o site, ficaram entre os piores aqueles aeroportos com problemas como terminais lotados, opções limitadas e desconfortáveis de assentos, falta de atividades para fazer durante a espera, banheiros e chão sujos e funcionários ineficientes.

Por sua vez, os melhores aeroportos oferecem benefícios como assentos reclináveis, áreas silenciosas, boas opções de comida 24 horas, Wi-Fi grátis, chuveiros e funcionários sorridentes para atender os passageiros.

O melhor e o pior do mundo

É a 18ª vez que o Aeroporto de Changi, na Cingapura, é escolhido o melhor do mundo na votação. Não é difícil imaginar por quê: o espaço tem jardins temáticos, cinema, piscina, academia, diversas áreas de relaxamento, lojas e spas.

Área de relaxamento do Aeroporto de Changi, na Cingapura, eleito o melhor do mundo em 2013 (Foto: Divulgação/Changi Airport Group)Área de relaxamento do Aeroporto de Changi, na Cingapura, eleito o melhor do mundo em 2013 (Foto: Divulgação/Changi Airport Group)

Os passageiros têm direito ainda a um tour gratuito pela cidade enquanto esperam pelo voo. Segundo o site da premiação, o aeroporto mais parece um resort ou um shopping center.

Já o aeroporto internacional de Islamabad Benazir Bhutto, considerado o pior do mundo, foi, segundo o site, comparado a um presídio.

O espaço é criticado por seus terminais lotados, "corrupção generalizada", "controle de segurança agressivo e inconsistente", e falta de limpeza e de tecnologia.

Segundo o site, um novo aeroporto está sendo construído na cidade e deve ser inaugurado em meados de 2016, o que deve melhorar a situação dos passageiros que vão até a cidade.

Os piores da América Latina e do Caribe

1° - Aeroporto internacional de Caracas Simón Bolívar (Venezuela)
2° - Aeroporto internacional de Cusco Alejandro Velasco Astete (Peru)
3° - Aeroporto internacional de Guarulhos (Brasil)
4° - Aeroporto internacional de Havana José Marti (Cuba)
5° - Aeroporto internacional de Porto Príncipe Toussaint Louverture (Haiti)
6° - Aeroporto internacional de Varadero Juan Gualberto Gómez (Cuba)
7° - Aeroporto internacional de La Paz El Alto (Bolívia)
8° - Aeroporto internacional de Iquitos Coronel FAP Fancisco Secada Vignetta (Peru)
9° - Aeroporto internacional de Tegucigalpa Toncontín (Honduras)
10° - Aeroporto internacional do Rio de Janeiro - Galeão (Brasil)

Os melhores da América Latina e do Caribe

1° - Aeroporto internacional de Lima Jorge Chávez (Peru)
2° - Aeroporto internacional de Buenos Aires Ministro Pistarini International Airport - Ezeiza (Argentina)
3° - Aeroporto internacional de Guayaquil José Joaquín de Olmedo (Equador)
4° - Aeroporto internacional de Santiago Arturo Merino Benítez (Chile)
5° - Aeroporto internacional de Montevidéu Carrasco (Uruguai)
6° - Aeroporto internacional da Cidade do Panamá Tocumen (Panamá)
7° - Aeroporto internacional de Nassau Lynden Pindling (Bahamas)
8° - Aeroporto internacional de Montego Bay Sangster (Jamaica)
9° - Aeroporto internacional de Santo Domingo Las Américas (República Dominicana)
10° - Aeroporto internacional de San Salvador Monseñor Óscar Arnulfo Romero (El Salvador)

Os piores do mundo

1° - Aeroporto internacional de Islamabad Benazir Bhutto (Paquistão)
2° - Aeroporto internacional de Jeddah King Abdulaziz (Arábia Saudita)
3° - Aeroporto internacional de Kathmandu Tribhuvan (Nepal)
4° - Aeroporto internacional de Manila Ninoy Aquino (Filipinas)
5° - Aeroporto internacional de Tashkent (Uzbequistão)
6° - Aeroporto internacional de Paris Beauvais-Tille (França)
7° - Aeroporto internacional de Frankfurt Hahn (Alemanha)
8° - Aeroporto internacional de Bergamo Orio al Serio (Itália)
9° - Aeroporto internacional de Berlin Tegel (Alemanha)
10° - Aeroporto internacional de New York City LaGuardia (EUA)

Os melhores do mundo

1° - Aeroporto internacional de Singapore Changi (Cingapura)
2° - Aeroporto internacional de Seoul Incheon International (Coreia do Sul)
3° - Aeroporto internacional de Helsinque (Finlândia)
4° - Aeroporto internacional de Munique (Alemanha)
5° - Aeroporto internacional de Vancouver (Canadá)
6° - Aeroporto internacional de Kuala Lumpur (Malásia)
7° - Aeroporto internacional de Hong Kong (Hong Kong)
8° - Aeroporto internacional de Tóquio Haneda (Japão)
9° - Aeroporto internacional de Amsterdam Schiphol (Holanda)
10° - Aeroporto internacional de Zurique (Suíça)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul