Voo de Orlando para São Paulo utilizou combustível derivado da cana-de-açúcar
AeroMagazine
A GOL em parceria com a Amyris, que atua no segmento de combustíveis e químicos renováveis, se tornou a primeira companhia aérea brasileira a realizar um voo internacional com biocombustível.
O voo operado por um Boeing 737-800 utiliza o primeiro bioquerosene produzido no Brasil, recém certificado após revisão da norma D7566, desenvolvida pela ASTM International sobre produtos petrolíferos, combustíveis líquidos e lubrificantes.
O abastecimento utilizou um “blending” na proporção de 10% do combustível renovável, obtido a partir da cana-de-açúcar e produzido pela Amyris, e 90% de combustível fóssil.
O voo 7725 partiu de Orlando (Estados Unidos) para Santo Domingo (República Dominicana), seguindo posteriormente para São Paulo.
A expectativa é realizar outros voos ainda este ano, já que estas operações fazem parte da assinatura de um memorando de entendimento, realizada em outubro de 2013. O acordo prevê que GOL e Amyris trabalharão juntas para estruturar um programa de uso de combustível de aviação renovável derivado de cana-de-açúcar.
O trabalho em conjunto estabelecido nos últimos anos tem como parceiros a Plataforma Brasileira do Bioquerosene, Boeing, Amyris, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), entre outros.