Avião com 49 pessoas faz pouso de emergência em aeroporto de Manaus

Aeronave teve trem de pouso danificado após colidir com animal na pista.
Para evitar acidentes, avião sobrevoou capital para gastar combustível.


Marcos Dantas e Marina Souza
Do G1 AM

Um avião da empresa Total com 49 pessoas fez um pouso de emergência, na noite desta sexta-feira (30), no Terminal 2 do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, conhecido como "Eduardinho", em Manaus. O voo saiu da Província Petrolífera de Urucu, em Coari, onde colidiu com um animal na pista.

Bombeiros foram acionados e auxiliaram na saída dos tripulantes (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)Bombeiros foram acionados e auxiliaram na saída dos tripulantes (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)


De acordo com o Corpo de Bombeiros, o trem de pouso da aeronave apresentou defeito após um animal invadir a pista do aeroporto e atingir o avião. Quatro tripulantes e 45 passageiros estavam a bordo.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, o avião teve que ficar sobrevoando Manaus para queimar combustível e assim diminuir o risco de acidente. Na pista de pouso, foi montada uma operação envolvendo também o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O piloto conseguiu fazer o pouso com o pneu furado, e ninguém ficou ferido.

Ainda assustados, alguns passageiros desembarcaram aliviados no aeroporto. O auxiliar de serviços gerais Antônio Jorge, de 28 anos, conta que restos do animal foram parar na janela onde ele estava. "Quando o avião levantou voo deu pra ver um pouco de sangue e alguns pedaços do bicho que espirraram bem na janela onde eu estava. Mais tarde a gente recebeu a mensagem do piloto explicando o que tinha acontecido e quais seriam os procedimentos para o pouso", disse ao G1.

Os passageiros relataram ainda que não há cerca na pista do terminal em Urucu, o que facilita o acesso de animais. Para o operador Peterson Coelho, de 25 anos, a tranquilidade que o piloto passou para os passageiros foi importante. "Ele resolveu tudo com tranquilidade e pousou numa boa. Ele disse para nós mantermos a calma e seguirmos as instruções da cabine, e graças a Deus terminou tudo bem", contou.

A Infraero interditou o Terminal 2, que opera voos para o interior do estado, para efetuar a retirada do avião da pista. Não há previsão para liberação de pousos e decolagens no local. Os voos para outras regiões seguem normalmente.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aviação russa fará voo de observação sobre os EUA