Passageiros do interior estão sendo penalizados com a falta de concorrência entre as companhias aéreas

Os passageiros do interior do Rio de Janeiro estão pagando caro pela falta de concorrência entre as companhias aéreas


Por Celso Martins | Correio do Brasil


Os passageiros do interior do Rio de Janeiro estão pagando caro pela falta de concorrência entre as companhias aéreas. Apenas a companhia Azul, que no ano passado comprou a Trip, possui voos em Cabo Frio, Campos e Macaé. A Azul cobra R$ 169,04 pelo trecho Santos Dumont/Curitiba, enquanto uma passagem de Macaé para o Santos Dumont custa R$ 318,32.

Nos voos do Rio de Janeiro para Curitiba a Azul disputa passageiros com as companhias Gol, TAM e Avianca. E olha que neste fim de semana a Azul está com uma promoção que oferece a volta por R$ 39. Mas essa tarifa não é encontrada para viagem para as cidades do interior do Rio de Janeiro. Se você pretende se deslocar de avião de Cabo Frio para Campinas a ida e a volta, mais as taxas de embarques, custa R$ 561,30.

De Cabo Frio para o Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, a Azul tem a tarifa mais cara entre as cidades do interior do estado do Rio de Janeiro. A viagem para a capital minera sai por R$ 585,70. Os voos que partem de Cabo Frio para Campinas são apenas aos domingos e para Belo Horizonte as operações são aos sábados e domingos.

A cidade de Campos tem a passagem mais barata para o Santos Dumont (R$ 218,32). Se a viagem for para Campinas na Azul o custo da ida e da volta é de R$ 419,30. As taxas de embarques já estão incluídas em todos os exemplos citados. A pesquisa foi feita para viagem numa terça ou quarta-feira dos meses de março e abril. Se a compra for feita apenas de um trecho (ida ou volta) os preços são maiores que os citados.

O único aeroporto que tem condições de receber aeronaves de grande porte, que fazem parte da frota da Gol, TAM e Avianca, é o de Cabo Frio. Em 2102 a Gol e a TAM deixaram de operar na cidade. Em Macaé e Campos a Passaredo, com sede em Ribeirão Preto, tem o ATR-72, com 70 assentos, modelo em condições de operar no interior do Rio, mas a companhia tem apenas nove aviões, o que impede o lançamento de novas rotas.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Avião de pequeno porte cai no mar em Paraty, na Costa Verde do Rio

American Airlines não leva brasileiros para réveillon em Nova Iorque

4 ficam feridos em pouso brusco de helicóptero na plataforma da Petrobrás