Avião comercial russo de nova geração se prepara para intimidar os gigantes da aviação estrangeiros, com a possibilidade de adaptar estrutura às necessidades dos clientes. Estratégia bem-sucedida do SukhÎi Superjet 100 serå usada para divulgar måquina em mercados do Ocidente e recuperar progresso do setor nacional de aviação.


Ekaterina Turicheva | Gazeta Russa

A fabricante de aeronaves russa Irkut começou a produção dos trĂȘs primeiros modelos de voo para teste do MS-21, tambĂ©m anunciado como o “aviĂŁo comercial do sĂ©culo 21”. O projeto dessa mĂĄquina de nova geração faz parte do principal programa federal para o desenvolvimento da aviação.


MS-21
Planeja-se construir o primeiro avião jå em 2015, cuja a certificação estå agendada para o ano seguinte. Depois disso, a aeronave estarå finalmente pronta para ser apresentada tanto no mercado russo como estrangeiro.

Para conseguir sobreviver nesse concorrido mercado, o novo aviĂŁo russo aposta nos requisitos mais modernos, propiciando elevado desempenho de voo e alto nĂ­vel de eficiĂȘncia do combustĂ­vel para economizar com operação e manutenção.

De acordo com os engenheiros responsåveis pelo projeto, o diferencial do MS-21 serå seu peso reduzido quando vazio, assim como aerodinùmica aperfeiçoada e motor avançado. Também estå previsto o envolvimento dos potenciais clientes no processo do desenvolvimento do avião desde os primeiros estågios do projeto.

Como o MS-21 serĂĄ um aviĂŁo com cabine de passageiros “transformer”, as companhias aĂ©reas poderĂŁo selecionar a relação ideal entre a largura dos assentos e dos corredores, alĂ©m de ajustar a capacidade das prateleiras para a bagagem de mĂŁo e dos compartimentos de bagagem.

“Para fazer parte da demanda no mercado Ă© necessĂĄrio produzir uma aeronave completamente diferente. Hoje, todas as esperanças de um renascimento da indĂșstria da aviação civil estĂŁo associadas ao MS-21”, afirma Roman Gussarov, editor-chefe do portal AVIARU Network.

Quantidade X qualidade

Os principais concorrentes do novo aviĂŁo comercial russo serĂŁo as Ășltimas versĂ”es do Airbus 320 e do Boeing 737.

Apesar de as aeronaves fabricadas pela Irkut perderem para os gigantes da aviação estrangeiros em quantidade (500 aviĂ”es comerciais por ano, em mĂ©dia, contra as 40 aeronaves planejadas pela corporação russa), a experiĂȘncia bem sucedida de outro projeto russo na ĂĄrea da aviação, o SukhĂŽi Superjet 100, inspira otimismo.

“Desde o ano passado, o Superjet 100 estĂĄ operando ativamente nos paĂ­ses do Sudeste AsiĂĄtico e recentemente começaram a realizar voos no MĂ©xico”, conta Andrei Fomin, editor-chefe da revista “Vzliot” (Decolagem).

“Os aviĂ”es estĂŁo cumprindo sua função com bastante sucesso, portanto, nĂŁo se pode excluir que, num futuro prĂłximo, surgirĂŁo outros clientes, inclusive de paĂ­ses ocidentais. Quanto ao MS-21, serĂŁo usadas as mesmas tĂĄticas utilizadas pelo Superjet ao abrir caminho para a nova aviação civil nos mercados mundiais”, acrescenta Fomin.

Até o momento, as encomendas da nova måquina se restringem a empresas russas, cuja soma chega a quase 170 modelos. A meta é que futuramente o MS-21 substitua os veteranos Tu-134 e Tu-154, bem como o recente Tu-204, que não pode competir no mercado internacional.



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