Avião comercial russo de nova geração se prepara para intimidar os gigantes da aviação estrangeiros, com a possibilidade de adaptar estrutura às necessidades dos clientes. Estratégia bem-sucedida do SukhÎi Superjet 100 serå usada para divulgar måquina em mercados do Ocidente e recuperar progresso do setor nacional de aviação.
Ekaterina Turicheva | Gazeta Russa
A fabricante de aeronaves russa Irkut começou a produção dos trĂȘs primeiros modelos de voo para teste do MS-21, tambĂ©m anunciado como o “aviĂŁo comercial do sĂ©culo 21”. O projeto dessa mĂĄquina de nova geração faz parte do principal programa federal para o desenvolvimento da aviação.
MS-21 |
Para conseguir sobreviver nesse concorrido mercado, o novo aviĂŁo russo aposta nos requisitos mais modernos, propiciando elevado desempenho de voo e alto nĂvel de eficiĂȘncia do combustĂvel para economizar com operação e manutenção.
De acordo com os engenheiros responsåveis pelo projeto, o diferencial do MS-21 serå seu peso reduzido quando vazio, assim como aerodinùmica aperfeiçoada e motor avançado. Também estå previsto o envolvimento dos potenciais clientes no processo do desenvolvimento do avião desde os primeiros estågios do projeto.
Como o MS-21 serĂĄ um aviĂŁo com cabine de passageiros “transformer”, as companhias aĂ©reas poderĂŁo selecionar a relação ideal entre a largura dos assentos e dos corredores, alĂ©m de ajustar a capacidade das prateleiras para a bagagem de mĂŁo e dos compartimentos de bagagem.
“Para fazer parte da demanda no mercado Ă© necessĂĄrio produzir uma aeronave completamente diferente. Hoje, todas as esperanças de um renascimento da indĂșstria da aviação civil estĂŁo associadas ao MS-21”, afirma Roman Gussarov, editor-chefe do portal AVIARU Network.
Quantidade X qualidade
Os principais concorrentes do novo aviĂŁo comercial russo serĂŁo as Ășltimas versĂ”es do Airbus 320 e do Boeing 737.
Apesar de as aeronaves fabricadas pela Irkut perderem para os gigantes da aviação estrangeiros em quantidade (500 aviĂ”es comerciais por ano, em mĂ©dia, contra as 40 aeronaves planejadas pela corporação russa), a experiĂȘncia bem sucedida de outro projeto russo na ĂĄrea da aviação, o SukhĂŽi Superjet 100, inspira otimismo.
“Desde o ano passado, o Superjet 100 estĂĄ operando ativamente nos paĂses do Sudeste AsiĂĄtico e recentemente começaram a realizar voos no MĂ©xico”, conta Andrei Fomin, editor-chefe da revista “Vzliot” (Decolagem).
“Os aviĂ”es estĂŁo cumprindo sua função com bastante sucesso, portanto, nĂŁo se pode excluir que, num futuro prĂłximo, surgirĂŁo outros clientes, inclusive de paĂses ocidentais. Quanto ao MS-21, serĂŁo usadas as mesmas tĂĄticas utilizadas pelo Superjet ao abrir caminho para a nova aviação civil nos mercados mundiais”, acrescenta Fomin.
Até o momento, as encomendas da nova måquina se restringem a empresas russas, cuja soma chega a quase 170 modelos. A meta é que futuramente o MS-21 substitua os veteranos Tu-134 e Tu-154, bem como o recente Tu-204, que não pode competir no mercado internacional.