MPF no Pará processa Anac por aumento de acidentes aéreos

Do UOL, em Maceió

O MPF (Ministério Público Federal) no Pará informou nesta quinta-feira (10) que ingressou com uma ação civil pública contra a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), acusando-a de contribuir pelo aumento no número de acidentes aéreos no Estado nos últimos anos.

Segundo a ação, os dados do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) mostram o número de acidentes aeronáuticos no Brasil tem crescido desde 2006. "Coincidência ou não, foi a partir desse ano que a Anac começou a operar", diz a ação.

Para os procuradores do MPF, o aumento tem relação direta com a falta de fiscalização dos serviços da aviação civil.

Segundo os dados do Seripa 1 (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), boa parte dos acidentes na região a qual o Pará está inserido ocorre com serviço de táxi aéreo: foram 34 dos 95 casos.

Neste ano, pelo menos quatro pessoas morreram em dois acidentes aéreos com aviões locados em Belém. O primeiro, em abril, deixou três mortos e o segundo, em setembro, vitimou outra pessoa.

Segundo o MPF, ação civil pública tenta "resguardar a integridade física e a vida de pessoas mediante a promoção de atos que previnam a ocorrência de acidentes aeronáuticos graves".

No processo, o MPF pede que a agência seja obrigada a apresentar programa de fiscalização permanente e presencial em todos os aeroportos administrados pela Infraero (estatal que administra os aeroportos) e em todas as empresas que trabalham com manutenção aeronáutica.


Dados

Em 2012, segundo o Cenipa, o país registrou recorde de acidentes aéreos: 168 casos, nove a mais que o recorde anterior, de 2011. O país também registrou aumento no número de acidentes com vítimas fatais. No ano passado 32 ocorrências terminaram com mortes.

Procurada pelo UOL, a Anac informou que não recebeu qualquer ofício ou pedido do MPF no Pará e não se pronunciou sobre os argumentos apresentados na ação civil pública.


-->
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Avião de pequeno porte cai no mar em Paraty, na Costa Verde do Rio

American Airlines não leva brasileiros para réveillon em Nova Iorque

4 ficam feridos em pouso brusco de helicóptero na plataforma da Petrobrás