Pular para o conteúdo principal

Presidente da TAM entra para lista de executivos 'jovens' mais influentes do mundo

Folha de SP

Recém empossada no comando da TAM, a presidente da companhia aérea brasileira, Claudia Sender, 38, entrou para a lista dos 40 executivos mais influentes do mundo com menos de 40 anos, feita pela revista americana "Fortune".

Claudia aparece na posição de número 30 e é a única representante do Brasil na edição de 2013 do ranking anual da publicação.

O nome da brasileira é quase uma exceção numa lista em que a maioria dos executivos estão relacionados ao universo da tecnologia.

A revista a descreve como uma novata na área de aviação e a "aposta da diretoria para enfrentar o momento de crise pelo qual o setor passa".

A TAM demitiu mil funcionários recentemente para fazer frente à alta de custos que tem provocado seguidos prejuízos às companhias aéreas brasileiras.

O corte foi um dos primeiros desafios da executiva no comando da empresa. Ela assumiu o posto em maio deste ano em substituição a Marco Antonio Bologna, que passou a se concentrar apenas na presidência da holding TAM S.A, responsável por outros negócios do grupo.


Ana Paula Paiva- 27-nov.13/Valor/Folhapress
Claudia Sender, nova presidente da TAM Linhas Aéreas
Claudia Sender, nova presidente da TAM Linhas Aéreas

Engenheira e pós-graduada na Harvard Business School, Claudia entrou na TAM no final de 2011 depois de passar pela vice-presidência de marketing da Whirpool e pela consultoria Bain & Company.

TECNOLOGIA

Pela primeira vez, a lista da publicação é liderada por uma mulher. A presidente do Yahoo, Marissa Meyer, 38, aparece no topo e confirma o peso do setor de tecnologia entre as lideranças com menos de 40 anos.

Entre outros nomes de companhias de tecnologia destacados no ranking estão Mark Zuckerberg, 29, do Facebook, na terceira posição, Ben Silmermann, 31, co-fundador do Pinterest, na 11ª colocação, além de Kevin Systrom, 29, presidente do Instragam, em 12ª.

EXECUTIVOS MAIS INFLUENTES COM MENOS DE 40 ANOS

PosiçãoNomeIdadeCompanhia
Marissa Mayer38Yahoo
Jack Dorsey36Square
Mark Zuckerberg29Facebook
John Elkann37Fiat
Rob Goldstein39Blackrock
Brian Chesky32Airbnb
Joe Gebbia32Airbnb
Nate Blecharczyk30Airbnb
Chris Weideman38U.S. Treasury Department
Jun Wang37BGI
Tracy Britt Cool29Berkshire Hathaway
10ºLiv Garfield38BT Group´s Openreach
11ºBen Silbermann31Pinterest
11ºKevin Systrom29Instagram
12ºChuck Myers37Fidelity Investments
13ºTravis Kalanick37Uber
14ºAaron Levie28Box
15ºRyan McInerney38Visa
16ºJeremy Stoppelman35Yelp
17ºRoss Martin39Viacom Media Networks
18ºCatherina Lacavera38Google
19ºAshish Thakkar32Mara Group
20ºWill Adams38i.am.plus
21ºAvani Davda34Tata Starbucks Limited
22ºSam Yagan36Match Inc.
23ºLyndon Rive36SolarCity
23ºCyrus Massoumi37ZocDog
24ºDavid Karp27Tumblr
25ºBen Hulburnt39Eclipse Resources
26ºJonah Peretti39BuzzFeed
27ºJeremy Bird35270Strategies
28ºDaniel Ek30Spotify
28ºMax Levchin38Glow
29ºLani Hay38Lanmark Technology
30ºClaudia Sender38TAM Airline
31ºHayley Barna30Birchbox
31ºKatia Beauchamp30Birchbox
32ºNiraj Shah39Wayfair
33ºRachel Shechtman36Story
33ºAlli Webb38Drybar
34ºDanae Ringelmann35Indiegogo
34ºSlava Rubin34Indiegogo
34ºEric Schell35Indiegogo
35ºKristin Groos Richmond38Revolution Foods
35ºKiirsten Saenz Tobey35Revolution Foods
36ºRachel Haot30Cidade de Nova York
37ºDhiraj Rajaram39Mu Sigma
38ºAndrew Ng37Coursera
39ºTamara Ralph31Ralph & Russo
40ºKat Cole35Cinnabon
Fonte: Fortune
-->

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul