A partir desta semana, o governo divulgará na internet dados dos voos oficiais solicitados por autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário. A promessa é do ministro Jorge Hage (Controladoria Geral da União).
A decisão de tornar públicas informações como origem, destino, data e nome da autoridade solicitante das aeronaves foi tomada depois que a Folha revelou que um ministro e os presidentes da Câmara e do Senado usaram aviões oficiais para ir ao jogo da seleção brasileira no Rio e a uma festa na Bahia.
Nomes de todos os passageiros, que a FAB (Força Aérea Brasileira) diz descartar após a viagem, e dados de voos já realizados não serão disponibilizados agora.
No primeiro semestre deste ano, o vice-presidente, Michel Temer, e cinco ministros foram responsáveis por 1/3 dos 1.664 voos oficiais solicitados por autoridades dos Três Poderes, segundo informações da Aeronáutica.
Temer está em 5º lugar no ranking das autoridades do Executivo que mais acionaram a FAB de janeiro a junho deste ano -- voou 78 vezes. O campeão de pedidos de viagens é Alexandre Padilha (Saúde) com 110 voos.
Fernando Pimentel (Desenvolvimento) e José Eduardo Cardozo (Justiça) voaram com a FAB 101 e 91 vezes, respectivamente, até junho. Aldo Rebelo (Esportes) fez 81 pedidos e Celso Amorim (Defesa) 68 solicitações.
Alex Argozino/Editoria de Arte/Folhapress | ||