Pular para o conteúdo principal

Edital do leilão de aeroportos não será modificado

DENISE LUNA
DO RIO – FOLHA DE SP
 

O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, informou hoje que apesar dos cinco pedidos de impugnação relativos a itens do do edital do leilão de concessão dos aeroportos de Brasília (DF), Guarulhos (SP) e Campinas (SP), marcado para 6 de fevereiro, o texto não será modificado.

Segundo ele, esclarecimentos foram prestados às empresa que entraram com os pedidos e não haverá necessidade de mudar o edital. 

"O que estamos fazendo são esclarecimentos, o que era relevante foi aprovado no ano passado pelo TCU (Tribunal de Contas da União), a estrutura e a modelagem, agora são mais processos de esclarecimento", informou o ministro.

Bittencourt viajou ao Rio de Janeiro para conhecer o Centro de Gerenciamento Aeroportuário (GCA) e o novo posto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão. 

Sem revelar o nome das empresas que fizeram os pedidos de impugnação, ele citou que uma das dúvidas era em relação às garantias financeiras exigidas no edital. 

"Havia dúvida se as garantias que teriam que ser dadas pelos bancos seriam até o nível de previsão inicial (do valor) de leilão ou até o valor final, e nós esclarecemos que seria até do valor final, coisas desse tipo", explicou.  

LIMINAR  

Presente na visita ao Tom Jobim, o diretor-presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Marcelo Guaranys, disse que o pedido de liminar contra o leilão, feito por funcionários na 8ª Vara da Justiça Federal, em Campinas, é um processo comum em licitações e que não haverá impedimento para a realização do leilão na próxima segunda-feira. 

"Acreditamos que não (haverá impedimento). Entrar com pedido de liminar é normal, mas nosso processo é muito consistente juridicamente, temos equipe muito boa de advogados para minimizar o risco jurídico", informou Guaranys.

Ele disse esperar ágio sobre o preço inicial estipulado pelo governo, como ocorreu na primeira licitação, do aeroporto de São Gonçalo do Amarantes (RN), que teve preço 228,8% maior. 

"Estamos esperando ágio, São Gonçalo foi um ágio muito bom, mas vai depender do processo competitivo na segunda-feira", afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul