Cláudio Motta - O Globo
 
A associação alemã de vítimas do voo 447 da Air France entrou com uma petição na Justiça francesa denunciando falhas nos sistemas de controle de voo automático da Airbus. De acordo reportagem da revista alemã “Der Spiegel”, os advogados da associação querem que o tribunal obrigue a Airbus a fazer “melhorias técnicas” para que os “sensores de velocidade não possam mais congelar no futuro”. E levanta a possibilidade de toda a frota do A330 e também do A340 ser temporariamente proibida de voar. De acordo com a “Spiegel”, mais de mil aviões seriam afetados. Há dois anos, a queda de um modelo A330 que fazia o voo AF 447 deixou 228 vítimas.

 
A revista alemã ressalta, ainda, que a principal polêmica envolvendo as causas do acidente está na dúvida se os pilotos reagiram incorretamente quando os sensores de velocidade do lado de fora do avião congelaram e o piloto automático foi desativado ou se alguma falha técnica provocou a queda do avião da Air France.

 
As críticas da associação de vítimas à Airbus seriam sustentadas pelo especialista Gerhard Hüttig, professor do Instituto de Aeronáutica e Astronáutica da Universidade Técnica de Berlim. Numa simulação, há cerca de um ano, ele observou uma estranha anomalia na reação do avião quando havia perda de sustentação (estolagem). O estabilizador horizontal de compensação teria automaticamente empurrado o nariz do avião para cima.

 
Em nota enviada ao GLOBO, a Airbus afirmou que o BEA faria recomendação de segurança se tivesse encontrado problema nos aviões durante as investigações. Essa informação seria repassada aos seus operadores, mas isso não foi feito até o momento. A companhia afirma que vem colaborando com a investigação e classifica como especulação as tentativas não relacionadas à investigação oficial.

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