Alberto Komatsu | De São Paulo
Nelson Perez/Valor

 
A Gol mantém um call center próprio em São Paulo, com 2.242 pessoas, para a venda de passagens domésticas

 
A Gol transferiu a sua central de atendimento de venda de passagens internacionais de São Paulo para Montevidéu desde o dia 6 de dezembro. Foram demitidos nesse processo 107 funcionários brasileiros. O diretor de comunicação da empresa, Hélio Muniz, afirma que o objetivo foi agilizar o atendimento ao cliente de língua espanhola.

 
São 169 atendentes na central uruguaia, que é operada pela Atento, empresa de call center da Telefônica. O investimento para a transferência não foi divulgado. A Gol mantém ainda seu call center em São Paulo, com 2.242 atendentes, para a venda de passagens domésticas. Deste total, 308 pessoas fazem o atendimento em suas casas.

 
"Estávamos precisando de atendentes que falassem o espanhol nativo para atender melhor nossos clientes", afirma Muniz. De acordo com ele, a equipe da central de atendimento do Uruguai foi dimensionada para suportar um eventual crescimento na demanda por passagens da Gol para destinos na América Latina. Os voos mais longos na região são operados pela Varig, que é controlada pela Gol desde 2007.

 
Apenas a Gol opera para sete destinos. São eles Assunção (Paraguai), Buenos Aires, Córdoba e Rosário (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Santa Cruz de la Sierra (Bolívia) e Santiago (Chile). A Varig, por sua vez, oferece voos regulares para Bogotá (Colômbia), Bridgetown (Barbados), Caracas (Venezuela), Oranjestad (Aruba) e Punta Cana (República Dominicana). A Varig também opera voos fretados para outros destinos no Caribe, como Saint Martin, Curaçao e Cancún.

 
De janeiro a novembro, a Gol acumula expansão de 50% no fluxo de passageiros transportados em voos internacionais, na comparação com igual período de 2009. A oferta de assentos da empresa registra expansão de 15,34% na mesma base de comparação. A Gol responde por 12,2% da demanda por voos ao exterior - a TAM domina este mercado no Brasil.

 
Os voos para destinos latino-americanos da Gol e da Varig têm taxa de ocupação média de 59,7% de janeiro a novembro de 2010. No mesmo período de 2009, a taxa de aproveitamento dos aviões era de 45,9%. Em novembro, a Gol registrou crescimento de 44,6% no fluxo de passageiros em voos internacionais, em relação ao mesmo mês de 2009. A oferta de assentos da empresa teve expansão de 25,4% na mesma comparação. A taxa média de ocupação dos aviões foi de 75,7%, um aumento de quatro pontos percentuais diante de novembro de 2009.

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