Pular para o conteúdo principal

Aviação civil do país é "case" de incompetência

Jornal do Brasil

A situação dos aeroviários – que ameaçam parar a partir de hoje, transformando mais ainda em um inferno a vida de quem queira ou precise viajar no Natal – é apenas mais um capítulo na situação absurda da aviação civil brasileira. A atuação do governo no setor está, seguramente, está entre os três piores desempenhos do presidente Lula e sua equipe.

Basta acompanhar diariamente os jornais para que se perceba: qualquer alteração na rotina do movimento dos aeroportos vira notícia, por causa dos problemas que, já se sabe, virão. Feriado chegando: ameaça de crise aérea. Atrasou um voo: ameaça de crise aérea. Choveu em São Paulo: ameaça de crise aérea.

Estudo da Infraero mostra que os aeroportos da país estão prontos a trabalhar com um um público anual de cerca de Marketing & Negócios Marcos Vargas Marcelo Migliaccio 115 milhões de passageiros. Mas a estabilidade econômica e a inclusão de milhares de novos consumidores no mercado fizeram com que o número real de usuários dos voos tenha chegado a 150 milhões. Se o aumento da capacidade de atendimento em 2010 foi próximo de zero, não dá para contrariar Voz dos leitores Aviação civil do país é ‘case’ de incompetência Sociedade Aberta Conselho Editorial a matemática.

A situação é surreal na medida em que o público – gente que sonhou o ano inteiro com um passeio, gente que perde dinheiro no trabalho com atraso, gente doente que aumenta seu sofrimento pela demora em chegar ao destino – não consegue distinguir os culpados e ataca os funcionários das empresas – que trabalham no limete da sobrecarga. Quando se fez a investigação após o acidente com o avião da Gol, em Congonhas, verificou-se, entre outras coisas, que um controlador de voo, que deveria tomar conta de dez movimentos de aeronaves, estava controlando vinte. Ou seja: ainda temos de agradecer aos céus pelo fato de o caos não ser pior.

Antes que os arautos das privatizações bradem pela entrega dos aeroportos à iniciativa privada, é preciso lembrar que dificilmente nela vão ser encontrados profissionais habilitados para comandar processos intrincados como os que o Infraero tem sob responsabilidade. Não foi preciso privatizar a segurança do Rio para criar as UPPs. O governo precisa, no setor aéreo, é de mais investimento e de mais competência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul