Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Empresas crescem com foco em aviação regional

Embraer prevê que América Latina vai liderar participação no faturamento da empresa no próximo ano

Brasil Econômico

Se cresce o mercado de aviação regional no Brasil, crescem também as empresas relacionadas a ele. Em razão disso, a Embraer — líder mundial na fabricação de jatos de até 120 lugares —, por exemplo, já trabalha com estimativa de que, pela primeira vez, a região da América Latina terá, em 2011, a liderança no faturamento da empresa, ultrapassando os Estados Unidos, Europa e Ásia.

A perspectiva é de que o mercado latinoamericano fique com 30% a 35% da receita estimada, puxado especialmente pelas vendas no Brasil, na Colômbia e na Argentina. Nesses países, segundo o diretor para a América Latina de Aviação Comercial da companhia, Eduardo Munhós de Campos, tem sido verificado aumento de pedidos para acelerar a entrega das aeronaves, enquanto em países da Europa e nos Estados Unidos o movimento é inverso.

Só para o Brasil, a Embraer prevê entregar 35 aeronaves em 2011, para as companhias Passaredo, Azul e Trip, justamente as empresas de aviação que mais crescem no país percentualmente.

De janeiro a setembro de 2010, o volume de passageiros da Passaredo saltou 152%, na Azul o aumento foi de 88,9% e na Trip, 78,2%, ante igual período de 2009, segundo levantamento da Embraer.

"O fenômeno que estamos vivendo é que as pessoas estão deixando de pegar ônibus para viajar de avião. É impressionante vermos 9 milhões de brasileiros viajando pela primeira vez. Neste contexto, é natural o movimento de aumentar o número de cidades atendidas e, com isso, a condição e a quantidade de aeroportos para satisfazer essa necessidade de mercado", diz Munhós.

Com um faturamento de US$ 10 bilhões, a Embraer é a principal companhia mundial em jatos até 120 assentos, com 77% do mercado da América Latina e 42% do mundo. Segundo o presidente da Passaredo, José Luiz Felício Filho, a expectativa é de continuidade no ritmo de crescimento da empresa.

Para este ano, ele prevê dobrar o faturamento da companhia em relação ao ano passado. Em razão disso, a empresa também vai ampliar as contratações e prevê ter mais 150 funcionários até o fim deste ano.

A Passaredo tem crescido atuando em rotas que não eram atendidas diretamente por outras empresas aéreas. Por isso tem voos, por exemplo, para municípios como Ji-Paraná (RO) ou Barreiras (BA). Grande parte dos aeroportos de pequeno e médio portes nos estaduais ou até municipais. Já está em estudo, em alguns desses locais, a parceria com a iniciativa privada para a administração desses aeroportos.

Postar um comentário

0 Comentários