Para evitar caos aéreo, viagens não podem ser marcadas no mesmo dia, disse.
Sobre salário mínimo, ele disse que negociação sobre valor depende de Dilma.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta teça-feira (23) que é preciso ter “responsabilidade” para evitar problemas nos aeroportos neste final de ano. Segundo Lula, o governo não quer ver reperido os problemas registrados há três anos. “Não podemos permitir que aconteça o que aconteceu em 2007. Ninguém pode vender mais do que pode oferecer”, disse.
“Obviamente que temos mais gente viajando de avião nessa época que as companhias fazem promoção, as pessoas têm oportunidade de viajar. Nós precisamos apenas de responsabilidade, ou seja, as empresas terem responsabilidade, nós do governo termos responsabilidade e o povo todo agir com responsabilidade. Não podemos todos viajar em um único dia, que não tem nem aeroporto nem avião para todo mundo”, afirmou.
Segundo ele, o problema de excesso de passageiro é "bom de se resolver". “Se o problema que nós tivermos no aeroporto for por excesso de passageiro, esse é um problema bom para se resolver. O duro é quando tínhamos o mesmo aeroporto e o voo era vazio. Era triste”, afirmou.
As regras valem para o período de 17 de dezembro a 3 de janeiro. De acordo com a Anac, antes do acordo de fim de ano, o overbooking era liberado pela agência e não havia limite de passagens vendidas a mais. As empresas tinham apenas que dar assistência ao passageiro, mesmo que a solução fosse devolver o dinheiro da passagem.