Presidente da Gol garante que a empresa estĂĄ pronta para enfrentar uma greve de funcionĂĄrios. Anac recomenda atenção a usuĂĄrios


ROSANA HESSEL - Correio Braziliense

Apesar de um possĂ­vel recuo na proposta de greve a partir da prĂłxima sexta-feira, 13, diante da clara divisĂŁo entre os aeronautas e aeroviĂĄrios, em represĂĄlia Ă s mĂĄs condiçÔes de trabalho da Gol, o presidente da companhia, Constantino de Oliveira JĂșnior, garantiu que jĂĄ tem em mĂŁos um plano de emergĂȘncia para enfrentar eventuais problemas.

Indagado pelo Correio sobre os transtornos de uma paralisação de seus funcionĂĄrios — uma assembleia estĂĄ marcada para depois de amanhĂŁ — ele disse nĂŁo acreditar na interrupção dos serviços.

“Mas estamos preparados caso ela ocorra”, afirmou, em teleconferĂȘncia com analistas de mercado.

“Temos um plano de emergĂȘncia pronto e poderemos usĂĄ-lo como fizemos na crise da Ășltima semana, quando tivemos problemas com o sistema de escala dos tripulantes. Graças a esse plano, conseguimos recuperar a normalidade das operaçÔes rapidamente.”

Se prevalecerem as regras da AgĂȘncia Nacional de Aviação Civil (Anac), a Gol terĂĄ que detalhar seu plano de contingĂȘncia antecipadamente no caso de uma possibilidade real de greve de funcionĂĄrios.

Como as assembleias estĂŁo previstas para começar entre 11h e 13h em vĂĄrios aeroportos do paĂ­s, Ă© provĂĄvel que alguns atrasos ocorram no meio da sexta-feira. Para evitar transtornos maiores, a recomendação Ă© seguir Ă  risca as dicas do ĂłrgĂŁo regulador. É recomendĂĄvel ainda chegar aos balcĂ”es de embarque pelo menos uma hora antes do recomendado no bilhete de viagem a fim de evitar as filas no check-in. É mais provĂĄvel que os funcionĂĄrios de terra parem em vez de pilotos e comissĂĄrios de bordo.

Assédio moral

O Procon de SĂŁo Paulo confirmou, na tarde de ontem, o recebimento das explicaçÔes da Gol sobre a notificação feita pelo ĂłrgĂŁo na semana passada, quando mais de 40 mil pessoas enfrentaram atrasos ou tiveram seus voos cancelados sem nenhuma explicação, problemas que repercutiram em todas as companhias. Caso, porĂ©m, o ĂłrgĂŁo de defesa do consumidor nĂŁo fique satisfeito com as respostas, a multa Ă  companhia aĂ©rea poderĂĄ ser de atĂ© R$ 3,2 milhĂ”es.

Anteontem, o MinistĂ©rio PĂșblico do Trabalho havia realizado uma audiĂȘncia entre representantes da Gol e dos funcionĂĄrios, mas as conversas nĂŁo avançaram. O jeito foi marcar uma nova reuniĂŁo para o prĂłximo dia 20, na qual serĂŁo apresentadas as documentaçÔes de ambas as partes referentes Ă s acusaçÔes de que a aĂ©rea vem desrespeitando sistematicamente as leis trabalhistas.

É com base nesse impasse que o Sindicato Nacional dos AeroviĂĄrios pretende tirar, da assembleia de sexta-feira, uma declaração de estado de greve ou de greve imediata. “A reuniĂŁo com o MP foi produtiva, muitos funcionĂĄrios apresentaram denĂșncias de sobrecarga nas escalas de trabalho e de assĂ©dio moral”, disse a presidente da entidade, Selma Balbino. As assembleias ocorrerĂŁo nos aeroportos em que o sindicato tem representação em dois horĂĄrios: das 11h Ă s 13h e Ă s 23h.

JĂĄ o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Gelson Fochesato, afirmou que nĂŁo haverĂĄ paralisação na sexta-feira. “A empresa estĂĄ disposta a negociar e vamos esperar o resultado da prĂłxima audiĂȘncia para, entĂŁo, decidirmos se haverĂĄ ou nĂŁo greve. Mas Ă© possĂ­vel chegarmos a um acordo pelas vias normais de negociação. Vamos discutir nossa estratĂ©gia para a prĂłxima audiĂȘncia durante a assembleia, Ă s 13h, em SĂŁo Paulo e no Rio”, completou.

ReclamaçÔes

Desde que iniciou as operaçÔes em 23 de julho, o Juizado Especial do Aeroporto de BrasĂ­lia, registra movimento crescente de reclamaçÔes contra as aĂ©reas. AtĂ© a tarde de ontem, foram 476 atendimentos. O pico ocorreu no dia 2, quando foram computadas 47 reclamaçÔes por causa dos atrasos da Gol, que, junto com a TAM, lidera a lista de queixas.

Na opiniĂŁo de Selma Balbino, os problemas na aviação sĂŁo estruturais. “Mais de 90% dos atrasos da Gol sĂŁo por causa da falta de pessoa, sem falar que a terceirização do handling (transporte das bagagens entre o aeroporto e o aviĂŁo) Ă© prejudicial para os funcionĂĄrios e clientes que perdem suas malas”, complementou.

Uma das vĂ­timas dessas empresas de handling foi o engenheiro Pedro CĂ©sar Martins, 38 anos. Ele desembarcou anteontem em BrasĂ­lia de um voo da Gol e nĂŁo percebeu que o lacre de plĂĄstico colocado pela empresa em uma bolsa que foi obrigado a despachar estava rompido e suas roupas e itens pessoais, revirados. “Me senti invadido ao ver minha mala mexida. Levaram um relĂłgio de R$ 780 e dois vidros de perfume importado. A Gol nĂŁo se responsabiliza porque nĂŁo Ă© ela quem manuseia as bagagens”, disse. Como nĂŁo houve acordo com a companhia, jĂĄ que ele sĂł fez a reclamação um dia depois do ocorrido, o Juizado Especial marcou uma audiĂȘncia para o prĂłximo dia 31.

Pequenas crescem

As companhias aĂ©reas de menor porte ampliaram a participação no mercado domĂ©stico, que registrou aumento de 18,51% em julho, conforme a Anac. O pedaço do bolo pertencente a Azul, WebJet, Avianca, Trip e Passaredo cresceu de 14%, em julho de 2009, para 18% no mĂȘs passado. A lĂ­der TAM viu sua fatia encolher de 43,15% para 43% enquanto a Gol/Varig ficou com 38,15% do mercado, abaixo dos 42,88% registrados em julho de 2009. As participaçÔes da Azul e da Webjet passaram de 5,43% e 5,24% para 6,31% e 6,03%, respectivamente.

Pedido de desculpas

Quase duas semanas depois de a Gol infernizar a vida de milhares de clientes, o presidente empresa, Constantino Oliveira JĂșnior, finalmente se pronunciou para se desculpar pelos transtornos.

“Gostaria de pedir desculpas pelo ocorrido. Foi um erro. Mas nĂŁo podĂ­amos adiar a troca do sistema de escala de funcionĂĄrios, que nĂŁo estava mais compatĂ­vel com o tamanho da empresa e nĂŁo suportaria o crescimento previsto para os prĂłximos meses. Se nĂŁo fizĂ©ssemos, no fim do ano seria pior ”, disse.

Segundo ele, a Gol ainda nĂŁo recebeu a notificação da multa de R$ 2 milhĂ”es da AgĂȘncia Nacional de Aviação Civil (Anac) referente aos atrasos e aos cancelamentos dos voos ocorridos na semana passada.

As desculpas vieram junto com o anĂșncio de que a Gol registrou prejuĂ­zo de R$ 51, 9 milhĂ”es no segundo trimestre do ano frente ao lucro de R$ 353,7 milhĂ”es de igual perĂ­odo de 2009. Mas, segundo Constantino, as perdas foram contĂĄbeis, uma vez que a operação da companhia continua rentĂĄvel: as receitas cresceram 14,1% de abril a junho, para R$ 1,59 bilhĂŁo, enquanto o aproveitamento dos voos teve alta de um ponto percentual, para 61,1%, permanecendo acima do ponto de equilĂ­brio, de 58,9%, mas abaixo da mĂ©dia da indĂșstria, de 63,2%. O lucro operacional do trimestre avançou 36,3% na comparação anual, para R$ 57,3 milhĂ”es, e a margem de ganho ficou em 3,6%, 2,9 pontos abaixo de 2009.

As perdas do trimestre foram decorrentes da contabilização da devolução de quatro jatos Boeing 737, que serĂŁo revertidas nos prĂłximos meses graças ao aumento do caixa da companhia e a reativação de quatro aviĂ”es

Boeing 767, herdados da Varig e que estavam em manutenção. AtĂ© o fim do ano, a Gol pretende devolver mais trĂȘs 737 e adquirir cinco novos jatos do mesmo modelo, chegando a uma frota de 111 aviĂ”es em operação. “Estamos reduzindo a frota parada desde o inĂ­cio do ano e diminuindo a alavancagem (endividamento) que hoje estĂĄ em 5,5% do patrimĂŽnio. A nossa meta Ă© chegar a 4,5%”, disse o vice-presidente financeiro da companhia, Leonardo Pereira.

DICAS ANTITRASNTORNO


Veja os seus direitos em caso de problemas com seus voos


Atrasos de mais de quatro horas

» Reacomodação em outro voo da mesma empresa, na primeira oportunidade, sujeita Ă  disponibilidade de lugares;

» Remarcação do voo para data e horĂĄrio de sua conveniĂȘncia;

» Reembolso integral, incluindo a tarifa de embarque;

» Receber, em caso de escala ou conexĂŁo, o reembolso integral e retornar ao aeroporto de origem;

» Permanecer na localidade onde ocorreu a interrupção e receber o reembolso do(s) trecho(s) nĂŁo voado(s), observada a regra tarifĂĄria disposta no contrato de transporte (nĂŁo serĂĄ devida multa contratual);


» Concluir a viagem por outra modalidade de transporte (ĂŽnibus, van, tĂĄxi etc).

Cancelamento


» Reacomodação em outro voo da mesma empresa, na primeira oportunidade, sujeita Ă  disponibilidade de lugares;

» Reacomodação em voo de outra empresa para o mesmo destino, sujeita Ă  disponibilidade de lugares;

» Remarcação do voo para data e horĂĄrio de sua conveniĂȘncia;

» Reembolso integral, incluindo a tarifa de embarque.

Interrupção

» Receber o reembolso integral e retornar ao aeroporto de origem;

» Permanecer na localidade onde ocorreu a interrupção e receber o reembolso do(s) trecho(s) nĂŁo voado(s), observada a regra tarifĂĄria disposta no contrato de transporte (nĂŁo serĂĄ devida multa contratual);

» Concluir a viagem por outra modalidade de transporte (ĂŽnibus, van, tĂĄxi etc).

Post a Comment

header ads
header ads
header ads