Ex-senador morre e ex-chefe da Nasa sobrevive
Correio Braziliense
Entre 2001 e 2005, Sean O’Keefe, 54 anos, comandou a Nasa — agência espacial dos Estados Unidos. Nos últimos anos, tem atuado como diretor para a América do Norte da fabricante de aeronaves europeia EADS. Ted Stevens, 86, ocupou o cargo de senador dos EUA entre 1968 e 2009. Sean e Ted haviam escolhido o sudoeste do estado norte-americano Alasca para curtir um de seus principais passatempos: os republicanos amavam a pescaria. Pretendiam chegar a Agulowak Lodge, na região montanhosa conhecida como Dillingham, entre os lagos Nerka e Aleknagik.
Às 20h de segunda-feira (15h em Brasília), o avião monomotor De Havilland DHC-3T caiu a 520km de Anchorage, capital do Alasca, em uma área marcada por densas florestas de pinheiros e cachoeiras. Dos nove passageiros, cinco morreram, incluindo Stevens. O’Keefe e o filho Kevin conseguiram sobreviver.
“Acho que Sean sofreu uma fratura na pélvis, além de muitos arranhões e queimaduras. Kevin quebrou uma perna e sofreu cortes e algumas queimaduras”, afirmou à agência France-Presse um familiar, sob a condição de anonimato. Ralph D. Crosby Jr., diretor da EADS, divulgou um comunicado no qual expressa ter recebido a notícia sobre o colega com “alívio e gratidão”. “Nós estendemos nossas mais profundas simpatias às famílias daqueles menos afortunados nesse terrível acidente”, declarou.
De acordo com o jornal local Anchorage Daily News, cinco socorristas conseguiram chegar à região do desastre durante a madrugada. Um helicóptero só pousou no local durante a manhã de ontem.
“Há menos de 400m de visibilidade e um teto de voo inferior a 30m entre as nuvens e o chão”, afirmou ao jornal Kalei Brooks, porta-voz da Guarda Nacional do Alasca.
A morte de Stevens deixou o Alasca em luto. Em 1978, ele havia sobrevivido a um acidente aéreo que custou a vida de sua mulher, Ann, no Aeroporto Internacional de Anchorage. Durante as quatro décadas no Senado, o ex-político usou o poder em benefício do estado — entre 1995 e 2008, conseguiu assegurar US$ 3,4 bilhões em fundos federais para projetos no setor petrolífero. O’Keefe, por sua vez, administrou a Nasa de forma relativamente calma até fevereiro de 2003, quando o ônibus espacial Columbia despedaçou-se ao reentrar na atmosfera, matando os sete astronautas a bordo.